Esta pesquisa trata de uma análise sobre o fenômeno da Evasão escolar nos Programas de iniciação científica e extensão executados no Instituto Federal de Pernambuco campus Cabo de Santo Agostinho, nos cursos técnicos de Meio Ambiente, Logística, Cozinha e Hospedagem. O trabalho apresentou como objetivo geral analisar os índices de evasão dos alunos que participaram dos Programas de 2015 a 2018. Realizamos o mapeamento dos percentuais de evasão por curso e comparamos com os índices de evasão geral das turmas dentro do mesmo recorte temporal. Além disso, mapeamos o perfil de entrada dos estudantes quanto a origem escolar e econômica. A análise partiu do pressuposto de que os Programas de iniciação científica e extensão contribuem para a Permanência escolar dos alunos, pois o engajamento estudantil por meio de Programas pode ser uma estratégia para a superação da evasão escolar. A pesquisa adotou o método de análise quantitativo, trabalhamos com a estatística descritiva para analisar os índices de evasão dos Programas por curso. Os dados foram coletados no sistema acadêmico da instituição. Concluímos que os Programas de iniciação científica e extensão ofertados apresentaram taxas de evasão baixíssimas, em torno de 5%. Em contrapartida, os cursos que os alunos faziam parte apresentaram taxas de evasão acima de 40%.