PEREIRA, Erika Da Silva et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97499>. Acesso em: 08/11/2024 04:26
O presente trabalho surge a partir da dissertação "Letramento estatístico na licenciatura em Matemática: saberes emergidos a partir de uma oficina pedagógica". Assim, as reflexões trazidas no artigo pretendem colocar em xeque a suposta neutralidade atribuída a Matemática, a luz dos conhecimentos estatísticos, através da análise de um encontro de uma oficina pedagógica que se propôs a (re)construir saberes com licenciandos ingressantes. Os procedimentos metodológicos consistiram no questionamento inicial acerca da necessidade - ou não- de o ensino de Matemática ser neutro, bem como a apresentação de diversas mensagens estatística divulgadas em veículos da mídia para apreciação, análise e discussão.. Neste contexto, para atender às demandas teóricas do artigo, foram eleitas as ideias de Ubiratan D'Ambrósio para a Educação Matemática para cidadania, de Iddo Gal para o letramento estatístico, Maurice Tardif para saberes docentes e de bell hooks para uma educação transgressora. As evidências encontradas revelaram que os participantes da oficina demonstraram a construção de um olhar mais apurado aos dados estatísticos. Além disso, notou-se que os discentes passaram a incluir em seu discurso a importância da criticidade no ensino de Matemática e a descrença na neutralidade da disciplina. Por fim, concluiu-se que a vivência de uma oficina que estava relacionando questões sociais e o ensino de Estatística promoveu a mudança de ideias no tocante a neutralidade no ensino de matemática.