Este artigo aborda a importância do pensamento computacional na formação de professores, em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto do Ensino Médio. O estudo visa compreender as implicações e ressignificações dos professores em relação à incorporação do pensamento computacional em sua prática pedagógica, considerando as diretrizes da BNCC. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando entrevistas e análise documental como métodos de coleta de dados. Fundamentada na Técnica de Associação de Palavras Livres (TALP) de Tavares e Alves (2011), e na análise de conteúdo de Bardin (2016), além de estudos de Papert (1980), Resnick (2007), Torres et al. (2019), Wing (2006) e documentos institucionais a análise dos dados envolveu a identificação de categorias temáticas e a busca por padrões e recorrências nas respostas dos participantes. Os professores relataram mudanças em sua abordagem de ensino, utilizando atividades mais práticas, colaborativas e voltadas para a resolução de problemas. Eles também destacaram a importância do desenvolvimento de competências digitais e a necessidade de recursos e formação adequados para a efetivação do pensamento computacional na sala de aula. A ressignificação das práticas pedagógicas dos professores permite que eles desenvolvam competências e habilidades nos alunos, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo. No entanto, é necessário investir em programas de formação continuada e fornecer recursos adequados para que os professores possam incorporar o pensamento computacional de forma efetiva. Essas conclusões ressaltam a importância da articulação entre a BNCC, a formação de professores e o pensamento computacional para a promoção de uma educação de qualidade no Ensino Médio.