A produção de álcool anidro e cachaça é uma importante atividade da agroindústria brasileira. Esses produtos são importantes para a economia e são tradicionais na cultura brasileira. Esses produtos fazem parte do nosso cotidiano, por isso a importância de abordar temas como esses nas escolas, que podem ser explorados sob a perspectiva numa perspectiva interdisciplinar. Essa pesquisa tem como objetivo resgatar as concepções de alunos acerca da origem, composição e propriedades da cachaça e do etanol, a relação entre consumo de bebida alcoólica e saúde, etc. Utilizou-se como base metodológica um questionário com dez perguntas aplicado a discentes da 2ª série do ensino médio, da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, situada no município de Cuité-PB. A pesquisa foi desenvolvido por graduandos do curso de licenciatura em química na UFCG-CES bolsistas do PIBID. Um dos resultados que se pode destacar é que significativo número de participantes não conhece a principal matéria-prima do álcool nem como é produzido. O mesmo ocorre quando questiona-se sobre a cachaça. Ambos produtos são presentes no cotidiano das pessoas mas devido à ausência de uma abordagem contextualizada sobre o tema, ou até mesmo, de uma metodologia de ensino mais significativa colocando o discente como ator da própria aprendizagem esse conhecimento não permanecerá após a conclusão do ensino médio que é quando o discente precisará do conhecimento erudito, formal para viver ativamente na sociedade. Outra questão interessante é perceber que os discentes não percebem que o álcool da bebida alcoólica é a mesma substância do álcool combustível, o etanol. Os resultados apontam para a necessidade de utilização de uma estratégia que utilize esse tema numa perspectiva interdisciplinar explorando conceitos em química como ebulição, separação de misturas, além de conceitos em história, geografia, biologia e realização de práticas para produção de álcool.