Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ETANOL, ÁLCOOL 70 E CACHAÇA: O QUE HÁ DE SEMELHANTE? A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100431
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7639
    "inscrito_id" => 19393
    "titulo" => "ETANOL, ÁLCOOL 70 E CACHAÇA: O QUE HÁ DE SEMELHANTE? A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA"
    "resumo" => "A produção de álcool anidro e cachaça é uma importante atividade da agroindústria brasileira. Esses produtos são importantes para a economia e são tradicionais na cultura brasileira. Esses produtos fazem parte do nosso cotidiano, por isso a importância de abordar temas como esses nas escolas, que podem ser explorados sob a perspectiva numa perspectiva interdisciplinar. Essa pesquisa tem como objetivo resgatar as concepções de alunos acerca da origem, composição e propriedades da cachaça e do etanol, a relação entre consumo de bebida alcoólica e saúde, etc. Utilizou-se como base metodológica um questionário com dez perguntas aplicado a discentes da 2ª série do ensino médio, da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, situada no município de Cuité-PB. A pesquisa foi desenvolvido por graduandos do curso de licenciatura em química na UFCG-CES bolsistas do PIBID. Um dos resultados que se pode destacar é que significativo número de participantes não conhece a principal matéria-prima do álcool nem como é produzido. O mesmo ocorre quando questiona-se sobre a cachaça. Ambos produtos são presentes no cotidiano das pessoas mas devido à ausência de uma abordagem contextualizada sobre o tema, ou até mesmo, de uma metodologia de ensino mais significativa colocando o discente como ator da própria aprendizagem esse conhecimento não permanecerá após a conclusão do ensino médio que é quando o discente precisará do conhecimento erudito, formal para viver ativamente na sociedade. Outra questão interessante é perceber que os discentes não percebem que o álcool da bebida alcoólica é a mesma substância do álcool combustível, o etanol. Os resultados apontam para a necessidade de utilização de uma estratégia que utilize esse tema numa perspectiva interdisciplinar explorando conceitos em química como ebulição, separação de misturas, além de conceitos em história, geografia, biologia e realização de práticas para produção de álcool."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19393_TB7639_08122023162434.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE DE MEDEIROS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE"
    "autor_email" => "eliane.m.silva@estudante."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100431
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7639
    "inscrito_id" => 19393
    "titulo" => "ETANOL, ÁLCOOL 70 E CACHAÇA: O QUE HÁ DE SEMELHANTE? A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA"
    "resumo" => "A produção de álcool anidro e cachaça é uma importante atividade da agroindústria brasileira. Esses produtos são importantes para a economia e são tradicionais na cultura brasileira. Esses produtos fazem parte do nosso cotidiano, por isso a importância de abordar temas como esses nas escolas, que podem ser explorados sob a perspectiva numa perspectiva interdisciplinar. Essa pesquisa tem como objetivo resgatar as concepções de alunos acerca da origem, composição e propriedades da cachaça e do etanol, a relação entre consumo de bebida alcoólica e saúde, etc. Utilizou-se como base metodológica um questionário com dez perguntas aplicado a discentes da 2ª série do ensino médio, da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, situada no município de Cuité-PB. A pesquisa foi desenvolvido por graduandos do curso de licenciatura em química na UFCG-CES bolsistas do PIBID. Um dos resultados que se pode destacar é que significativo número de participantes não conhece a principal matéria-prima do álcool nem como é produzido. O mesmo ocorre quando questiona-se sobre a cachaça. Ambos produtos são presentes no cotidiano das pessoas mas devido à ausência de uma abordagem contextualizada sobre o tema, ou até mesmo, de uma metodologia de ensino mais significativa colocando o discente como ator da própria aprendizagem esse conhecimento não permanecerá após a conclusão do ensino médio que é quando o discente precisará do conhecimento erudito, formal para viver ativamente na sociedade. Outra questão interessante é perceber que os discentes não percebem que o álcool da bebida alcoólica é a mesma substância do álcool combustível, o etanol. Os resultados apontam para a necessidade de utilização de uma estratégia que utilize esse tema numa perspectiva interdisciplinar explorando conceitos em química como ebulição, separação de misturas, além de conceitos em história, geografia, biologia e realização de práticas para produção de álcool."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19393_TB7639_08122023162434.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE DE MEDEIROS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE"
    "autor_email" => "eliane.m.silva@estudante."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A produção de álcool anidro e cachaça é uma importante atividade da agroindústria brasileira. Esses produtos são importantes para a economia e são tradicionais na cultura brasileira. Esses produtos fazem parte do nosso cotidiano, por isso a importância de abordar temas como esses nas escolas, que podem ser explorados sob a perspectiva numa perspectiva interdisciplinar. Essa pesquisa tem como objetivo resgatar as concepções de alunos acerca da origem, composição e propriedades da cachaça e do etanol, a relação entre consumo de bebida alcoólica e saúde, etc. Utilizou-se como base metodológica um questionário com dez perguntas aplicado a discentes da 2ª série do ensino médio, da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, situada no município de Cuité-PB. A pesquisa foi desenvolvido por graduandos do curso de licenciatura em química na UFCG-CES bolsistas do PIBID. Um dos resultados que se pode destacar é que significativo número de participantes não conhece a principal matéria-prima do álcool nem como é produzido. O mesmo ocorre quando questiona-se sobre a cachaça. Ambos produtos são presentes no cotidiano das pessoas mas devido à ausência de uma abordagem contextualizada sobre o tema, ou até mesmo, de uma metodologia de ensino mais significativa colocando o discente como ator da própria aprendizagem esse conhecimento não permanecerá após a conclusão do ensino médio que é quando o discente precisará do conhecimento erudito, formal para viver ativamente na sociedade. Outra questão interessante é perceber que os discentes não percebem que o álcool da bebida alcoólica é a mesma substância do álcool combustível, o etanol. Os resultados apontam para a necessidade de utilização de uma estratégia que utilize esse tema numa perspectiva interdisciplinar explorando conceitos em química como ebulição, separação de misturas, além de conceitos em história, geografia, biologia e realização de práticas para produção de álcool.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.