Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II E O ENSINO DE FÍSICA: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97390
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3641
    "inscrito_id" => 12929
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO II E O ENSINO DE FÍSICA: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE."
    "resumo" => "O presente trabalho visa refletir e analisar as contribuições do estágio supervisionado II do curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de Alagoas campus Piranhas, para a formação inicial de professores em Física, demonstrando algumas estratégias e metodologias tecnológicas utilizadas no desenvolvimento do mesmo. Durante o estágio de regência foram estudados os conteúdos iniciais da Astronomia, tendo como base o livro didático adotado pela escola campo, foram feitas atividades individuais e em grupos, além de aulas expositivas com softwares e vídeos do Youtube, para obter melhor entendimento do conteúdo. A experiência ocorreu em uma escola estadual do sertão alagoano e teve duração de dois meses nas turmas de oitavo e nono ano. Os dados que compõem o artigo fazem parte dos relatórios e documentos produzidos durante o estágio, e os resultados mostram que a reflexão sobre o estágio como campo de conhecimento e parte importante do processo formativo da docência é um objeto que, apesar de intensamente explorado, ainda pode gerar encaminhamentos interessantes sobre a formação inicial os quais desvelam desafios, como a falta de laboratórios e/ou materiais mas, que concede ao futuro docente ter uma visão mais reflexiva sobre sua prática e desse modo, o presente trabalho traz a utilização de variados recursos para se ter uma aprendizagem significativa no ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12929_TB3641_04102023232649.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA SANTOS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "j-e-s-s-i-c-a2015@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97390
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3641
    "inscrito_id" => 12929
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO II E O ENSINO DE FÍSICA: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE."
    "resumo" => "O presente trabalho visa refletir e analisar as contribuições do estágio supervisionado II do curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de Alagoas campus Piranhas, para a formação inicial de professores em Física, demonstrando algumas estratégias e metodologias tecnológicas utilizadas no desenvolvimento do mesmo. Durante o estágio de regência foram estudados os conteúdos iniciais da Astronomia, tendo como base o livro didático adotado pela escola campo, foram feitas atividades individuais e em grupos, além de aulas expositivas com softwares e vídeos do Youtube, para obter melhor entendimento do conteúdo. A experiência ocorreu em uma escola estadual do sertão alagoano e teve duração de dois meses nas turmas de oitavo e nono ano. Os dados que compõem o artigo fazem parte dos relatórios e documentos produzidos durante o estágio, e os resultados mostram que a reflexão sobre o estágio como campo de conhecimento e parte importante do processo formativo da docência é um objeto que, apesar de intensamente explorado, ainda pode gerar encaminhamentos interessantes sobre a formação inicial os quais desvelam desafios, como a falta de laboratórios e/ou materiais mas, que concede ao futuro docente ter uma visão mais reflexiva sobre sua prática e desse modo, o presente trabalho traz a utilização de variados recursos para se ter uma aprendizagem significativa no ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12929_TB3641_04102023232649.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA SANTOS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "j-e-s-s-i-c-a2015@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho visa refletir e analisar as contribuições do estágio supervisionado II do curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de Alagoas campus Piranhas, para a formação inicial de professores em Física, demonstrando algumas estratégias e metodologias tecnológicas utilizadas no desenvolvimento do mesmo. Durante o estágio de regência foram estudados os conteúdos iniciais da Astronomia, tendo como base o livro didático adotado pela escola campo, foram feitas atividades individuais e em grupos, além de aulas expositivas com softwares e vídeos do Youtube, para obter melhor entendimento do conteúdo. A experiência ocorreu em uma escola estadual do sertão alagoano e teve duração de dois meses nas turmas de oitavo e nono ano. Os dados que compõem o artigo fazem parte dos relatórios e documentos produzidos durante o estágio, e os resultados mostram que a reflexão sobre o estágio como campo de conhecimento e parte importante do processo formativo da docência é um objeto que, apesar de intensamente explorado, ainda pode gerar encaminhamentos interessantes sobre a formação inicial os quais desvelam desafios, como a falta de laboratórios e/ou materiais mas, que concede ao futuro docente ter uma visão mais reflexiva sobre sua prática e desse modo, o presente trabalho traz a utilização de variados recursos para se ter uma aprendizagem significativa no ensino de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.