A alfabetização é uma etapa fundamental no processo educacional, pois é nesse momento que as crianças adquirem as habilidades de leitura e escrita, que são essenciais para a sua formação acadêmica e cidadã. Nesse contexto, os jogos digitais surgem como uma ferramenta promissora para tornar a alfabetização mais atrativa e eficaz. Os jogos digitais têm se destacado como recursos pedagógicos capazes de engajar e incentivar os alunos, além de oferecerem um ambiente de aprendizagem interativo e lúdico. Diversas pesquisas demonstram que o uso prolongado de dispositivos móveis atrapalha o desenvolvimento da criança, em contra partida, com o mundo moderno em que vivemos, privar alguém de tecnologia também não vai auxiliar, visto que diversas ferramentas de pesquisa, conteúdos didáticos, chats, e outras ferramentas, já contribuem bastante na educação dos jovens. Sendo assim, a principal pergunta problema que estre trabalho tenta responder é: Dentre tantas ferramentas, quais podem contribuir no auxílio da aprendizagem escolar e social das crianças. A presente pesquisa tem como objetivo aprofundar o estudo sobre o uso de jogos digitais como ferramenta para que os pais e/ou responsáveis possam utilizar junto com suas crianças para auxiliar na educação escolar e social da criança. Além disso, será necessário examinar os desafios e limitações que podem surgir ao utilizar os jogos digitais nesse contexto, como a seleção adequada dos jogos, a adaptação às necessidades individuais dos alunos e a integração com outras práticas pedagógicas. Assim, este trabalho possui os seguintes passos metodológicos: pesquisa exploratória sobre o tema dos jogos digitais educacionais; realizar um estudo sobre as ferramentas mais utilizadas em diferentes temáticas, como por exemplo no letramento, matemática, sociabilização; realizar uma comparação entre eles; consolidar os dados obtidos; expor a consolidação com as comparações, prós e contras das aplicações exploradas neste trabalho.