Tendo em consideração o multiletramento no contexto educacional, com influência das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na formação leitora e do protagonismo dos/as alunos/as no seu processo de aprendizagem, o presente trabalho traz um relato de experiência vivenciado nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada em Marcelino Vieira/RN, com a temática “Podcast Literário: formação leitora e multiletramento”. O referido projeto, partiu da problemática de algumas questões levantadas em planejamento participativo na escola, configurando-se nos problemas que nortearam todo o trabalho: como utilizar leitura de livros de literatura juvenil na escola? O que fazer após a leitura dos textos literários dos livros? Que tipo de produção poderia se fazer após os/as alunos/as se debruçarem na leitura? Desse modo, traçou-se alguns objetivos como: discorrer sobre a leitura de livros de literatura juvenil, fomentando a formação leitora nos/as estudantes; conhecer aplicativos que proporcionam a produção de podcast; planejar como realizar a produção de podcast literário a partir da leitura, discussão e análise dos livros sugeridos e lidos durante o bimestre; produzir podcast literário, apresentando a toda comunidade escolar e divulgando nas redes sociais da escola. Como fundamentação teórica foram utilizados alguns autores e documentos como: Almeida (2007), Rojo e Moura (2012), BNCC (2017), Silva (2020), Rojo (2009), Saito e Souza (2011), entre outros. Alguns dos resultados foram a leitura de vários livros pelos/as alunos/as, Rodas de Diálogo – para discussão, análise e diálogo acerca das leituras realizadas, a cada livro lido foi feito a produção de Podcasts Literários, apropriação das leituras com reflexões sobre os livros. Esse trabalho com o podcast literário passou a fazer parte da formação e das aulas de Língua Portuguesa, unindo tecnologia e leitura na escola.