Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA E A (DES)CONEXÃO COM A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo traz um recorte da pesquisa de Doutorado em andamento, cujo propósito está diretamente relacionado à Pandemia Covid-19 e ao uso dos recursos digitais a favor da educação. O problema originou-se pelo questionamento sobre como professores sem formação tecnológica poderiam adequar-se para serem capazes de buscar e utilizar tecnologia digital como proposta de ensino-aprendizagem e como esta pode ser uma oportunidade para propor alterações necessárias e formar profissionais preparados para a nova realidade da educação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de cunho exploratório e abordagem qualitativa. O objetivo geral da pesquisa concentra-se em analisar a significação da Formação Docente Continuada (FDC) para professores e gestores e suas possibilidades de contribuição para o avanço da educação, considerando a necessidade atual de uma educação de fato tecnológica. Os objetivos específicos são: analisar as dificuldades enfrentadas por professores da Educação Básica de uma rede Municipal localizada no interior de São Paulo, durante o período de Pandemia; elencar as propostas emergenciais de adequação e uso de tecnologia dessa rede; ponderar as ações relatadas baseando-se em referenciais teóricos fundamentados em uma educação científica tecnológica. Para tanto, utiliza-se como fundamento as concepções de Tardif (2014), Garcia (1991), Huberman (1992), Kenski (2012), entre outros. Para a coleta das informações foram utilizados como instrumento: questionários e entrevistas semiestruturadas, e análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos. A análise foi realizada por meio da proposta metodológica de Núcleos de Significação, com base no materialismo histórico dialético e na psicologia sócio-histórica. O artigo apresenta parte da fundamentação teórica sobre a FDC e alguns resultados da análise, como a falta de compreensão da proposta, o uso inadequado do tempo, a carência de habilidade dos próprios orientadores e a desconexão com a aprendizagem dos professores sobre a prática da educação digital.

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