Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROJETO DIDÁTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95702
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1388
    "inscrito_id" => 12385
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROJETO DIDÁTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir acerca de um projeto de educação ambiental, a partir de uma perspectiva investigativa, da vegetação local. Para tendo, partimos da compreensão de que a educação ambiental se constitui como um caminho para a sensibilização dos educados frente diversas problemáticas ambientais. Nessa direção, o presente trabalho é resultado de um projeto extensão elaborado no contexto dos componentes curriculares Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade de Pernambuco. Mediante isso, o projeto foi vivenciado com estudantes dos anos finais do ensino fundamental, na escola campo de estágio, localizada no município de Moreno- PE. As atividades realizadas envolveram uma investigação para observar, coletar e analisar amostras da vegetação do entorno da unidade de ensino. A partir disso, os estudantes pesquisaram, em bases de dados como, por exemplo, Google Escola, sobre a presença de espécies endêmicas da região em que residem, com intuito de despertar o senso crítico. Também houve a socialização dos resultados alcançados com o estudo. Na sequência, foi realizada uma aula expositiva dialogada, sobre a importância da biodiversidade, destacando os impactos causados pelo desmatamento, para que os estudantes refletissem sobre a problemática abordada e identificassem soluções para estas. Na última etapa do projeto foi feito o plantio de sementes, assim, na ocasião os estudantes puderam aprender através da prática, uma forma de colaborar com o reflorestamento do local em que vivem. Através dessas atividades, foi possível desenvolver nos educando a percepção ambiental e o reconhecimento da importância da biodiversidade local."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659411182552f_02012024103520.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-02 10:35:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA IRIS LINS FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ANA IRIS"
    "autor_email" => "anairislins2000@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95702
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1388
    "inscrito_id" => 12385
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROJETO DIDÁTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir acerca de um projeto de educação ambiental, a partir de uma perspectiva investigativa, da vegetação local. Para tendo, partimos da compreensão de que a educação ambiental se constitui como um caminho para a sensibilização dos educados frente diversas problemáticas ambientais. Nessa direção, o presente trabalho é resultado de um projeto extensão elaborado no contexto dos componentes curriculares Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade de Pernambuco. Mediante isso, o projeto foi vivenciado com estudantes dos anos finais do ensino fundamental, na escola campo de estágio, localizada no município de Moreno- PE. As atividades realizadas envolveram uma investigação para observar, coletar e analisar amostras da vegetação do entorno da unidade de ensino. A partir disso, os estudantes pesquisaram, em bases de dados como, por exemplo, Google Escola, sobre a presença de espécies endêmicas da região em que residem, com intuito de despertar o senso crítico. Também houve a socialização dos resultados alcançados com o estudo. Na sequência, foi realizada uma aula expositiva dialogada, sobre a importância da biodiversidade, destacando os impactos causados pelo desmatamento, para que os estudantes refletissem sobre a problemática abordada e identificassem soluções para estas. Na última etapa do projeto foi feito o plantio de sementes, assim, na ocasião os estudantes puderam aprender através da prática, uma forma de colaborar com o reflorestamento do local em que vivem. Através dessas atividades, foi possível desenvolver nos educando a percepção ambiental e o reconhecimento da importância da biodiversidade local."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659411182552f_02012024103520.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-02 10:35:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA IRIS LINS FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ANA IRIS"
    "autor_email" => "anairislins2000@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir acerca de um projeto de educação ambiental, a partir de uma perspectiva investigativa, da vegetação local. Para tendo, partimos da compreensão de que a educação ambiental se constitui como um caminho para a sensibilização dos educados frente diversas problemáticas ambientais. Nessa direção, o presente trabalho é resultado de um projeto extensão elaborado no contexto dos componentes curriculares Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade de Pernambuco. Mediante isso, o projeto foi vivenciado com estudantes dos anos finais do ensino fundamental, na escola campo de estágio, localizada no município de Moreno- PE. As atividades realizadas envolveram uma investigação para observar, coletar e analisar amostras da vegetação do entorno da unidade de ensino. A partir disso, os estudantes pesquisaram, em bases de dados como, por exemplo, Google Escola, sobre a presença de espécies endêmicas da região em que residem, com intuito de despertar o senso crítico. Também houve a socialização dos resultados alcançados com o estudo. Na sequência, foi realizada uma aula expositiva dialogada, sobre a importância da biodiversidade, destacando os impactos causados pelo desmatamento, para que os estudantes refletissem sobre a problemática abordada e identificassem soluções para estas. Na última etapa do projeto foi feito o plantio de sementes, assim, na ocasião os estudantes puderam aprender através da prática, uma forma de colaborar com o reflorestamento do local em que vivem. Através dessas atividades, foi possível desenvolver nos educando a percepção ambiental e o reconhecimento da importância da biodiversidade local.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.