Este trabalho tem como objetivo refletir acerca de um projeto de educação ambiental, a partir de uma perspectiva investigativa, da vegetação local. Para tendo, partimos da compreensão de que a educação ambiental se constitui como um caminho para a sensibilização dos educados frente diversas problemáticas ambientais. Nessa direção, o presente trabalho é resultado de um projeto extensão elaborado no contexto dos componentes curriculares Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade de Pernambuco. Mediante isso, o projeto foi vivenciado com estudantes dos anos finais do ensino fundamental, na escola campo de estágio, localizada no município de Moreno- PE. As atividades realizadas envolveram uma investigação para observar, coletar e analisar amostras da vegetação do entorno da unidade de ensino. A partir disso, os estudantes pesquisaram, em bases de dados como, por exemplo, Google Escola, sobre a presença de espécies endêmicas da região em que residem, com intuito de despertar o senso crítico. Também houve a socialização dos resultados alcançados com o estudo. Na sequência, foi realizada uma aula expositiva dialogada, sobre a importância da biodiversidade, destacando os impactos causados pelo desmatamento, para que os estudantes refletissem sobre a problemática abordada e identificassem soluções para estas. Na última etapa do projeto foi feito o plantio de sementes, assim, na ocasião os estudantes puderam aprender através da prática, uma forma de colaborar com o reflorestamento do local em que vivem. Através dessas atividades, foi possível desenvolver nos educando a percepção ambiental e o reconhecimento da importância da biodiversidade local.