O uso de metodologias ativas para o ensino em sala de aula se faz necessário, uma vez que essas metodologias são bastante importantes, assim despertando a participação, o interesse e a curiosidade dos alunos, além de contribuir com o desenvolvimento de atividades em grupos, sendo assim uma abordagem mais dinâmica e mais participativa. O objetivo do presente trabalho é o relato de experiência de uma aula cujo a metodologia utilizada foi a do Cine Debate, uma forma alternativa e inovadora que busca na cinegrafia despertar a reflexão dos alunos sobre a temática abordada. A referida aula foi ministrada na escola ECIEFM Deputado Nominando Muniz Diniz, situada no município de São José de Princesa, PB, com os alunos do 2 ° do ensino médio, na disciplina de biologia, o tema abordado foi Educação Ambiental, onde inicialmente ouve a exibição do vídeo “Qualidade ambiental – O homem e o meio ambiente”, posteriormente foi realizada uma discussão sobre a temática abordada no vídeo. A eficácia desse método nessa aula foi perceptível onde podemos dizer que houve a participação de quase 95% da turma, onde os mesmos debateram sobre os problemas ambientais e propuseram ações que pudessem ser realizadas na escola ou na cidade, afim de minimizar os impactos causados pelos seres humanos ao meio ambiente, uma aula bastante proveitosa que despertou o desenvolvimento e o senso critico reflexivo dos alunos.