A presente produção analisa as experiências de docentes dos componentes curriculares Matemática e Estudos Orientados em uma escola de Tempo Integral da Rede Pública Municipal de Piripiri. Para sistematização metodológica optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se das narrativas autobiográficas como método de pesquisa. Para a complementação dos dados da pesquisa, centrada nas Diretrizes Pedagógicas e Organizacionais para a Educação Integral, tinha-se a intenção de conhecer o currículo proposto para formação e saber como era o direcionamento, considerando que o município é pioneiro no estado em implementar esse ensino em tempo integral na rede municipal, visando a aprendizagem e a formação integral dos estudantes, isso torna ainda mais desafiador e notável, tendo em vista que o direcionamento seguido foram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo do Piauí, além de avaliações externas como SAEB e o SAEPI que foram tomadas como foco para desenvolvimento de estratégias metodológicas visando um melhor desempenho dos alunos nas mesmas. A investigação concluiu, a importância do componente eletivo para dar suportes as disciplinas específicas no ensino integral e suas relevâncias para a formação desses educandos a partir dos componentes curriculares Matemática e Estudos Orientados, logo contata-se que as experiências proporcionadas pelas disciplinas em questão são bastante significativas, pois os conhecimentos, saberes e experiências vivenciados irão constituir e aprimorar suas aprendizagens construídas ao longo de sua história escolar, dando-lhes um maior suporte para a realização destas avaliações externas bem como uma melhor compreensão dos conteúdos estudados, levando-os a agregar conhecimentos que serão úteis em todo seu percurso estudantil e formativo.