Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISCUTINDO CIANOBACTÉRIAS LUDICAMENTE COM CRIANÇAS: O POTENCIAL DE UMA OFICINA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97417
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3678
    "inscrito_id" => 1078
    "titulo" => "DISCUTINDO CIANOBACTÉRIAS LUDICAMENTE COM CRIANÇAS: O POTENCIAL DE UMA OFICINA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS"
    "resumo" => "Estamos vivendo uma crise socioambiental global, e aqui destacamos a degradação dos corpos hídricos. A conscientização da sociedade quanto aos problemas atuais e futuros relacionados à forma insustentável que tratamos o ambiente é urgente, pois o aumento populacional e a urbanização desordenada têm afetado os ambientes naturais e, em especial, causando e intensificando a eutrofização artificial dos corpos hídricos. Neste cenário, o presente trabalho, uma parte de um projeto de Educação Ambiental realizado em uma escola da Rede Municipal da cidade do Rio de Janeiro, localizada nas proximidades do complexo lagunar de Jacarepaguá, discute a abordagem sobre a proliferação das cianobactérias e suas consequências socioambientais com 29 alunos do 3o ano do Ensino Fundamental (8-10 anos). A proposta teve como base teórico-metodológica a Educação Ambiental Crítica e a perspectiva emancipatória freiriana e traz resultados de uma Oficina de Histórias em Quadrinhos (OHQ) desenvolvida como recurso didático-pedagógico para sistematizar as percepções e conhecimentos dos estudantes, após sua participação em um Circuito Didático (CD) que abordou e debateu o assunto ‘a qualidade da água e a saúde humana’, destacando as florações de cianobactérias. A OHQ desenvolveu-se como uma sequência didática durante a qual as crianças, distribuídas em oito grupos, organizaram quadros previamente disponibilizados em uma ordem que consideraram lógica, baseando-se nas informações discutidas no CD. A análise das historinhas produzidas indicou que os principais assuntos trabalhados foram assimilados, havendo o sequenciamento lógico das imagens em todas elas e total coesão textual em relação ao tema proposto nas produções de seis grupos. Os resultados também evidenciaram o potencial lúdico, interdisciplinar e didático da OHQ para promover o ensino de Ciências e a EA a partir de temáticas vinculadas ao ambiente onde vivem os alunos, despertando sua motivação e interesse por elas e levando-os a refletirem e discutirem criticamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1078_TB3678_30092023031404.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIENAE GENÉSIA CORRÊA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIENAE PEREIRA"
    "autor_email" => "elienaep@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97417
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3678
    "inscrito_id" => 1078
    "titulo" => "DISCUTINDO CIANOBACTÉRIAS LUDICAMENTE COM CRIANÇAS: O POTENCIAL DE UMA OFICINA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS"
    "resumo" => "Estamos vivendo uma crise socioambiental global, e aqui destacamos a degradação dos corpos hídricos. A conscientização da sociedade quanto aos problemas atuais e futuros relacionados à forma insustentável que tratamos o ambiente é urgente, pois o aumento populacional e a urbanização desordenada têm afetado os ambientes naturais e, em especial, causando e intensificando a eutrofização artificial dos corpos hídricos. Neste cenário, o presente trabalho, uma parte de um projeto de Educação Ambiental realizado em uma escola da Rede Municipal da cidade do Rio de Janeiro, localizada nas proximidades do complexo lagunar de Jacarepaguá, discute a abordagem sobre a proliferação das cianobactérias e suas consequências socioambientais com 29 alunos do 3o ano do Ensino Fundamental (8-10 anos). A proposta teve como base teórico-metodológica a Educação Ambiental Crítica e a perspectiva emancipatória freiriana e traz resultados de uma Oficina de Histórias em Quadrinhos (OHQ) desenvolvida como recurso didático-pedagógico para sistematizar as percepções e conhecimentos dos estudantes, após sua participação em um Circuito Didático (CD) que abordou e debateu o assunto ‘a qualidade da água e a saúde humana’, destacando as florações de cianobactérias. A OHQ desenvolveu-se como uma sequência didática durante a qual as crianças, distribuídas em oito grupos, organizaram quadros previamente disponibilizados em uma ordem que consideraram lógica, baseando-se nas informações discutidas no CD. A análise das historinhas produzidas indicou que os principais assuntos trabalhados foram assimilados, havendo o sequenciamento lógico das imagens em todas elas e total coesão textual em relação ao tema proposto nas produções de seis grupos. Os resultados também evidenciaram o potencial lúdico, interdisciplinar e didático da OHQ para promover o ensino de Ciências e a EA a partir de temáticas vinculadas ao ambiente onde vivem os alunos, despertando sua motivação e interesse por elas e levando-os a refletirem e discutirem criticamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1078_TB3678_30092023031404.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIENAE GENÉSIA CORRÊA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIENAE PEREIRA"
    "autor_email" => "elienaep@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Estamos vivendo uma crise socioambiental global, e aqui destacamos a degradação dos corpos hídricos. A conscientização da sociedade quanto aos problemas atuais e futuros relacionados à forma insustentável que tratamos o ambiente é urgente, pois o aumento populacional e a urbanização desordenada têm afetado os ambientes naturais e, em especial, causando e intensificando a eutrofização artificial dos corpos hídricos. Neste cenário, o presente trabalho, uma parte de um projeto de Educação Ambiental realizado em uma escola da Rede Municipal da cidade do Rio de Janeiro, localizada nas proximidades do complexo lagunar de Jacarepaguá, discute a abordagem sobre a proliferação das cianobactérias e suas consequências socioambientais com 29 alunos do 3o ano do Ensino Fundamental (8-10 anos). A proposta teve como base teórico-metodológica a Educação Ambiental Crítica e a perspectiva emancipatória freiriana e traz resultados de uma Oficina de Histórias em Quadrinhos (OHQ) desenvolvida como recurso didático-pedagógico para sistematizar as percepções e conhecimentos dos estudantes, após sua participação em um Circuito Didático (CD) que abordou e debateu o assunto ‘a qualidade da água e a saúde humana’, destacando as florações de cianobactérias. A OHQ desenvolveu-se como uma sequência didática durante a qual as crianças, distribuídas em oito grupos, organizaram quadros previamente disponibilizados em uma ordem que consideraram lógica, baseando-se nas informações discutidas no CD. A análise das historinhas produzidas indicou que os principais assuntos trabalhados foram assimilados, havendo o sequenciamento lógico das imagens em todas elas e total coesão textual em relação ao tema proposto nas produções de seis grupos. Os resultados também evidenciaram o potencial lúdico, interdisciplinar e didático da OHQ para promover o ensino de Ciências e a EA a partir de temáticas vinculadas ao ambiente onde vivem os alunos, despertando sua motivação e interesse por elas e levando-os a refletirem e discutirem criticamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.