O relatório Educação: um tesouro a descobrir, apresentado às Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), discute sobre as novas exigências quanto a qualidade da educação e a aprendizagem por competência como uma abordagem pedagógica que visa desenvolver nos estudantes as capacidades necessárias para atuar em diferentes contextos e situações. Essa discussão sobre a qualidade da educação, e como efetivá-la, também perpassa pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que integra os diferentes níveis e modalidades da educação nacional brasileira. A formação profissional é um processo de aprendizagem que visa desenvolver competências técnicas e comportamentais para o exercício de uma atividade profissional. As competências são entendidas como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver problemas e realizar tarefas de forma eficiente e criativa. Para promover a aprendizagem por competência, uma das metodologias indicadas por Zabala é a sequência didática que possibilita uma aprendizagem significativa. Na teoria da aprendizagem significativa criada por Ausubel, o conhecimento prévio possui grande importância podendo embasar positivamente ou negativamente a aquisição de novos conhecimentos dependendo da estrutura cognitiva do estudante. Frente ao exposto, o presente artigo tem como objetivo levantar o debate sobre o ensino de competências na Educação Profissional e Tecnológica fundamentado na teoria da aprendizagem significativa que apresenta valiosas práticas educativas a serem utilizadas nessa área. A discussão é embasada nos teóricos Morin, Perrenoud, Luckesi e Zabala. O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa, concebido a partir de uma revisão dos materiais bibliográficos publicados pelo referencial teórico e realização de leituras formativas englobando análise textual, temática e interpretativa. Como conclusão identificamos que as práticas educativas baseadas na aprendizagem significativa, como por exemplo, a elaboração de mapas mentais, a realização de autoavaliação e recebimento de feedback favorecem a aprendizagem por competências.