Este artigo discute a prática educativa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), produzida em sala de aula a partir das informações obtidas junto à professora do município de Casinhas- Pernambuco. O referido estudo surgiu a partir do grupo de pesquisa da EJA, enquanto bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Estadual da Paraíba, Cota 2022-2023 e, tem por objetivo, identificar como se efetiva na prática de sala de aula, o ensino da EJA, a partir do que diz a professora entrevistada; fazer um levantamento dos conteúdos dados, segundo a docente pesquisada; analisar as variáveis que determinam a prática educativa na EJA através do depoimento da professora em questão e, para nossa reflexão dialogamos com os escritos freireanos entre outros. Portanto, trata-se de uma pesquisa de caráter "qualitativo e descritivo", tendo em vista que os dados foram extraídos a partir do envio de um formulário contendo 10 questões para a professora, referentes à sua prática educativa. Os resultados apresentados nesta pesquisa apontaram para aspectos importantes que contribuem para educativa da EJA, como sendo: o apoio da gestão escolar; políticas públicas para a modalidade EJA; interesse e criatividade do(a) professor(a) da modalidade EJA; mais recursos para EJA. Por fim, conclui-se que a EJA necessita de um profissional da educação que acredite nos sujeitos aprendentes, que busque fazer com que o estudante da EJA acredite no seu potencial, fazendo-se almejar a realização dos seus sonhos e permaneça nos seus estudos.