Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA EDUCATIVA DA EJA E SUAS DIFICULDADES NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: O QUE DIZ A PROFESSORA DO MUNICÍPIO DE CASINHAS/PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99289
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6117
    "inscrito_id" => 14700
    "titulo" => "PRÁTICA EDUCATIVA DA EJA E SUAS DIFICULDADES NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: O QUE DIZ A PROFESSORA DO MUNICÍPIO DE CASINHAS/PE"
    "resumo" => "Este artigo discute a prática educativa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), produzida em sala de aula a partir das informações obtidas junto à professora do município de Casinhas- Pernambuco. O referido estudo surgiu a partir do grupo de pesquisa da EJA, enquanto bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Estadual da Paraíba, Cota 2022-2023 e, tem por objetivo, identificar como se efetiva na prática de sala de aula, o ensino da EJA, a partir do que diz a professora entrevistada; fazer um levantamento dos conteúdos dados, segundo a docente pesquisada; analisar as variáveis que determinam a prática educativa na EJA através do depoimento da professora em questão e, para nossa reflexão dialogamos com os escritos freireanos entre outros. Portanto, trata-se de uma pesquisa de caráter "qualitativo e descritivo", tendo em vista que os dados foram extraídos a partir do envio de um formulário contendo 10 questões para a professora, referentes à sua prática educativa. Os resultados apresentados nesta pesquisa apontaram para aspectos importantes que contribuem para educativa da EJA, como sendo: o apoio da gestão escolar; políticas públicas para a modalidade EJA; interesse e criatividade do(a) professor(a) da modalidade EJA; mais recursos para EJA. Por fim, conclui-se que a EJA necessita de um profissional da educação que acredite nos sujeitos aprendentes, que busque fazer com que o estudante da EJA acredite no seu potencial, fazendo-se almejar a realização dos seus sonhos e permaneça nos seus estudos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14700_TB6117_20112023151331.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENY APARECIDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MILENY"
    "autor_email" => "mileny.silva@aluno.uepb.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99289
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6117
    "inscrito_id" => 14700
    "titulo" => "PRÁTICA EDUCATIVA DA EJA E SUAS DIFICULDADES NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: O QUE DIZ A PROFESSORA DO MUNICÍPIO DE CASINHAS/PE"
    "resumo" => "Este artigo discute a prática educativa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), produzida em sala de aula a partir das informações obtidas junto à professora do município de Casinhas- Pernambuco. O referido estudo surgiu a partir do grupo de pesquisa da EJA, enquanto bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Estadual da Paraíba, Cota 2022-2023 e, tem por objetivo, identificar como se efetiva na prática de sala de aula, o ensino da EJA, a partir do que diz a professora entrevistada; fazer um levantamento dos conteúdos dados, segundo a docente pesquisada; analisar as variáveis que determinam a prática educativa na EJA através do depoimento da professora em questão e, para nossa reflexão dialogamos com os escritos freireanos entre outros. Portanto, trata-se de uma pesquisa de caráter "qualitativo e descritivo", tendo em vista que os dados foram extraídos a partir do envio de um formulário contendo 10 questões para a professora, referentes à sua prática educativa. Os resultados apresentados nesta pesquisa apontaram para aspectos importantes que contribuem para educativa da EJA, como sendo: o apoio da gestão escolar; políticas públicas para a modalidade EJA; interesse e criatividade do(a) professor(a) da modalidade EJA; mais recursos para EJA. Por fim, conclui-se que a EJA necessita de um profissional da educação que acredite nos sujeitos aprendentes, que busque fazer com que o estudante da EJA acredite no seu potencial, fazendo-se almejar a realização dos seus sonhos e permaneça nos seus estudos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14700_TB6117_20112023151331.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENY APARECIDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MILENY"
    "autor_email" => "mileny.silva@aluno.uepb.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo discute a prática educativa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), produzida em sala de aula a partir das informações obtidas junto à professora do município de Casinhas- Pernambuco. O referido estudo surgiu a partir do grupo de pesquisa da EJA, enquanto bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Estadual da Paraíba, Cota 2022-2023 e, tem por objetivo, identificar como se efetiva na prática de sala de aula, o ensino da EJA, a partir do que diz a professora entrevistada; fazer um levantamento dos conteúdos dados, segundo a docente pesquisada; analisar as variáveis que determinam a prática educativa na EJA através do depoimento da professora em questão e, para nossa reflexão dialogamos com os escritos freireanos entre outros. Portanto, trata-se de uma pesquisa de caráter "qualitativo e descritivo", tendo em vista que os dados foram extraídos a partir do envio de um formulário contendo 10 questões para a professora, referentes à sua prática educativa. Os resultados apresentados nesta pesquisa apontaram para aspectos importantes que contribuem para educativa da EJA, como sendo: o apoio da gestão escolar; políticas públicas para a modalidade EJA; interesse e criatividade do(a) professor(a) da modalidade EJA; mais recursos para EJA. Por fim, conclui-se que a EJA necessita de um profissional da educação que acredite nos sujeitos aprendentes, que busque fazer com que o estudante da EJA acredite no seu potencial, fazendo-se almejar a realização dos seus sonhos e permaneça nos seus estudos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.