Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UTILIZANDO O BARCO “POP POP” COMO UM EXPERIMENTO PROBLEMATIZADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA, ENERGIA Comunicação Oral (CO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2014-11-22 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9950
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 719
    "inscrito_id" => 29
    "titulo" => "UTILIZANDO O BARCO “POP POP” COMO UM EXPERIMENTO PROBLEMATIZADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Diante da necessidade de abordarmos os conceitos de física de uma maneira diferenciada da tradicional, buscando apresentá-la de uma forma mais atrativa e dinâmica, e com o intuito de auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes, a utilização de experimentos no ensino de Física é vista como um recurso didático que pode favorecer a aprendizagem de conceitos. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma proposta tem como objetivo analisar a realização de uma oficina pedagógica planejada para trabalhar conceitos físicos relacionados à energia a partir de uma abordagem problematizadora em uma atividade experimental, buscando identificar as potencialidades dessa atividade para aprendizagem, bem como proporcionar ao estudante uma atividade atrativa e estimulante para o estudo da Física. A proposta foi desenvolvida em uma turma do primeiro ano do ensino médio, com vinte e cinco estudantes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira na cidade de Campina Grande - PB, e trabalhada em forma de oficina pedagógica, com duração de aproximadamente 2 horas e trinta minutos, sua elaboração e execução foi realizada pelos alunos bolsistas do subprojeto de Física do PIBID/CAPES/UEPB, juntamente com a professora supervisora, que atua na escola. A atividade experimental consistiu na construção, a partir de uma situação problematizadora, do barquinho POP POP, o qual funciona através da transformação de energia térmica em energia cinética, o que possibilitou trabalhar conceitos relacionados não apenas à energia, mas conceitos da Física de um modo geral. A partir da execução da proposta consideramos os resultados obtidos bastante significativos, tendo em vista a aprendizagem dos conceitos e aceitação por parte dos alunos. Em relação ao uso do experimento com uma abordagem problematizadora, percebemos que os alunos consolidaram seus conhecimentos na medida em que eram estimulados a refletir e relacionar fenômenos referentes à energia em uma atividade desafiadora que pôde levá-lo a compreender as verdadeiras relações entre a Física e o mundo em que vive, podendo associar esse conhecimento a um significado cotidiano real."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA, ENERGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_19_43_47_idinscrito_29_13513016ebe91f285a5955d803580579.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RODOLFO NEVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RODOLFO SILVA"
    "autor_email" => "joserodolfoneves@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9950
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 719
    "inscrito_id" => 29
    "titulo" => "UTILIZANDO O BARCO “POP POP” COMO UM EXPERIMENTO PROBLEMATIZADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Diante da necessidade de abordarmos os conceitos de física de uma maneira diferenciada da tradicional, buscando apresentá-la de uma forma mais atrativa e dinâmica, e com o intuito de auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes, a utilização de experimentos no ensino de Física é vista como um recurso didático que pode favorecer a aprendizagem de conceitos. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma proposta tem como objetivo analisar a realização de uma oficina pedagógica planejada para trabalhar conceitos físicos relacionados à energia a partir de uma abordagem problematizadora em uma atividade experimental, buscando identificar as potencialidades dessa atividade para aprendizagem, bem como proporcionar ao estudante uma atividade atrativa e estimulante para o estudo da Física. A proposta foi desenvolvida em uma turma do primeiro ano do ensino médio, com vinte e cinco estudantes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira na cidade de Campina Grande - PB, e trabalhada em forma de oficina pedagógica, com duração de aproximadamente 2 horas e trinta minutos, sua elaboração e execução foi realizada pelos alunos bolsistas do subprojeto de Física do PIBID/CAPES/UEPB, juntamente com a professora supervisora, que atua na escola. A atividade experimental consistiu na construção, a partir de uma situação problematizadora, do barquinho POP POP, o qual funciona através da transformação de energia térmica em energia cinética, o que possibilitou trabalhar conceitos relacionados não apenas à energia, mas conceitos da Física de um modo geral. A partir da execução da proposta consideramos os resultados obtidos bastante significativos, tendo em vista a aprendizagem dos conceitos e aceitação por parte dos alunos. Em relação ao uso do experimento com uma abordagem problematizadora, percebemos que os alunos consolidaram seus conhecimentos na medida em que eram estimulados a refletir e relacionar fenômenos referentes à energia em uma atividade desafiadora que pôde levá-lo a compreender as verdadeiras relações entre a Física e o mundo em que vive, podendo associar esse conhecimento a um significado cotidiano real."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA, ENERGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_19_43_47_idinscrito_29_13513016ebe91f285a5955d803580579.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RODOLFO NEVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RODOLFO SILVA"
    "autor_email" => "joserodolfoneves@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Diante da necessidade de abordarmos os conceitos de física de uma maneira diferenciada da tradicional, buscando apresentá-la de uma forma mais atrativa e dinâmica, e com o intuito de auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes, a utilização de experimentos no ensino de Física é vista como um recurso didático que pode favorecer a aprendizagem de conceitos. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma proposta tem como objetivo analisar a realização de uma oficina pedagógica planejada para trabalhar conceitos físicos relacionados à energia a partir de uma abordagem problematizadora em uma atividade experimental, buscando identificar as potencialidades dessa atividade para aprendizagem, bem como proporcionar ao estudante uma atividade atrativa e estimulante para o estudo da Física. A proposta foi desenvolvida em uma turma do primeiro ano do ensino médio, com vinte e cinco estudantes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira na cidade de Campina Grande - PB, e trabalhada em forma de oficina pedagógica, com duração de aproximadamente 2 horas e trinta minutos, sua elaboração e execução foi realizada pelos alunos bolsistas do subprojeto de Física do PIBID/CAPES/UEPB, juntamente com a professora supervisora, que atua na escola. A atividade experimental consistiu na construção, a partir de uma situação problematizadora, do barquinho POP POP, o qual funciona através da transformação de energia térmica em energia cinética, o que possibilitou trabalhar conceitos relacionados não apenas à energia, mas conceitos da Física de um modo geral. A partir da execução da proposta consideramos os resultados obtidos bastante significativos, tendo em vista a aprendizagem dos conceitos e aceitação por parte dos alunos. Em relação ao uso do experimento com uma abordagem problematizadora, percebemos que os alunos consolidaram seus conhecimentos na medida em que eram estimulados a refletir e relacionar fenômenos referentes à energia em uma atividade desafiadora que pôde levá-lo a compreender as verdadeiras relações entre a Física e o mundo em que vive, podendo associar esse conhecimento a um significado cotidiano real.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.