UTILIZANDO O BARCO “POP POP” COMO UM EXPERIMENTO PROBLEMATIZADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9950 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 719 "inscrito_id" => 29 "titulo" => "UTILIZANDO O BARCO “POP POP” COMO UM EXPERIMENTO PROBLEMATIZADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "Diante da necessidade de abordarmos os conceitos de física de uma maneira diferenciada da tradicional, buscando apresentá-la de uma forma mais atrativa e dinâmica, e com o intuito de auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes, a utilização de experimentos no ensino de Física é vista como um recurso didático que pode favorecer a aprendizagem de conceitos. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma proposta tem como objetivo analisar a realização de uma oficina pedagógica planejada para trabalhar conceitos físicos relacionados à energia a partir de uma abordagem problematizadora em uma atividade experimental, buscando identificar as potencialidades dessa atividade para aprendizagem, bem como proporcionar ao estudante uma atividade atrativa e estimulante para o estudo da Física. A proposta foi desenvolvida em uma turma do primeiro ano do ensino médio, com vinte e cinco estudantes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira na cidade de Campina Grande - PB, e trabalhada em forma de oficina pedagógica, com duração de aproximadamente 2 horas e trinta minutos, sua elaboração e execução foi realizada pelos alunos bolsistas do subprojeto de Física do PIBID/CAPES/UEPB, juntamente com a professora supervisora, que atua na escola. A atividade experimental consistiu na construção, a partir de uma situação problematizadora, do barquinho POP POP, o qual funciona através da transformação de energia térmica em energia cinética, o que possibilitou trabalhar conceitos relacionados não apenas à energia, mas conceitos da Física de um modo geral. A partir da execução da proposta consideramos os resultados obtidos bastante significativos, tendo em vista a aprendizagem dos conceitos e aceitação por parte dos alunos. Em relação ao uso do experimento com uma abordagem problematizadora, percebemos que os alunos consolidaram seus conhecimentos na medida em que eram estimulados a refletir e relacionar fenômenos referentes à energia em uma atividade desafiadora que pôde levá-lo a compreender as verdadeiras relações entre a Física e o mundo em que vive, podendo associar esse conhecimento a um significado cotidiano real." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA, ENERGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_19_43_47_idinscrito_29_13513016ebe91f285a5955d803580579.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RODOLFO NEVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RODOLFO SILVA" "autor_email" => "joserodolfoneves@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9950 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 719 "inscrito_id" => 29 "titulo" => "UTILIZANDO O BARCO “POP POP” COMO UM EXPERIMENTO PROBLEMATIZADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "Diante da necessidade de abordarmos os conceitos de física de uma maneira diferenciada da tradicional, buscando apresentá-la de uma forma mais atrativa e dinâmica, e com o intuito de auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes, a utilização de experimentos no ensino de Física é vista como um recurso didático que pode favorecer a aprendizagem de conceitos. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma proposta tem como objetivo analisar a realização de uma oficina pedagógica planejada para trabalhar conceitos físicos relacionados à energia a partir de uma abordagem problematizadora em uma atividade experimental, buscando identificar as potencialidades dessa atividade para aprendizagem, bem como proporcionar ao estudante uma atividade atrativa e estimulante para o estudo da Física. A proposta foi desenvolvida em uma turma do primeiro ano do ensino médio, com vinte e cinco estudantes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira na cidade de Campina Grande - PB, e trabalhada em forma de oficina pedagógica, com duração de aproximadamente 2 horas e trinta minutos, sua elaboração e execução foi realizada pelos alunos bolsistas do subprojeto de Física do PIBID/CAPES/UEPB, juntamente com a professora supervisora, que atua na escola. A atividade experimental consistiu na construção, a partir de uma situação problematizadora, do barquinho POP POP, o qual funciona através da transformação de energia térmica em energia cinética, o que possibilitou trabalhar conceitos relacionados não apenas à energia, mas conceitos da Física de um modo geral. A partir da execução da proposta consideramos os resultados obtidos bastante significativos, tendo em vista a aprendizagem dos conceitos e aceitação por parte dos alunos. Em relação ao uso do experimento com uma abordagem problematizadora, percebemos que os alunos consolidaram seus conhecimentos na medida em que eram estimulados a refletir e relacionar fenômenos referentes à energia em uma atividade desafiadora que pôde levá-lo a compreender as verdadeiras relações entre a Física e o mundo em que vive, podendo associar esse conhecimento a um significado cotidiano real." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA, ENERGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_19_43_47_idinscrito_29_13513016ebe91f285a5955d803580579.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RODOLFO NEVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RODOLFO SILVA" "autor_email" => "joserodolfoneves@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }