Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

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UTILIZANDO O BARCO “POP POP” COMO UM EXPERIMENTO PROBLEMATIZADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA, ENERGIA Comunicação Oral (CO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio

Resumo

Diante da necessidade de abordarmos os conceitos de física de uma maneira diferenciada da tradicional, buscando apresentá-la de uma forma mais atrativa e dinâmica, e com o intuito de auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes, a utilização de experimentos no ensino de Física é vista como um recurso didático que pode favorecer a aprendizagem de conceitos. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma proposta tem como objetivo analisar a realização de uma oficina pedagógica planejada para trabalhar conceitos físicos relacionados à energia a partir de uma abordagem problematizadora em uma atividade experimental, buscando identificar as potencialidades dessa atividade para aprendizagem, bem como proporcionar ao estudante uma atividade atrativa e estimulante para o estudo da Física. A proposta foi desenvolvida em uma turma do primeiro ano do ensino médio, com vinte e cinco estudantes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira na cidade de Campina Grande - PB, e trabalhada em forma de oficina pedagógica, com duração de aproximadamente 2 horas e trinta minutos, sua elaboração e execução foi realizada pelos alunos bolsistas do subprojeto de Física do PIBID/CAPES/UEPB, juntamente com a professora supervisora, que atua na escola. A atividade experimental consistiu na construção, a partir de uma situação problematizadora, do barquinho POP POP, o qual funciona através da transformação de energia térmica em energia cinética, o que possibilitou trabalhar conceitos relacionados não apenas à energia, mas conceitos da Física de um modo geral. A partir da execução da proposta consideramos os resultados obtidos bastante significativos, tendo em vista a aprendizagem dos conceitos e aceitação por parte dos alunos. Em relação ao uso do experimento com uma abordagem problematizadora, percebemos que os alunos consolidaram seus conhecimentos na medida em que eram estimulados a refletir e relacionar fenômenos referentes à energia em uma atividade desafiadora que pôde levá-lo a compreender as verdadeiras relações entre a Física e o mundo em que vive, podendo associar esse conhecimento a um significado cotidiano real.

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