Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UTILIZANDO O BARCO “POP POP” COMO UM EXPERIMENTO PROBLEMATIZADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA, ENERGIA Comunicação Oral (CO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Diante da necessidade de abordarmos os conceitos de física de uma maneira diferenciada da tradicional, buscando apresentá-la de uma forma mais atrativa e dinâmica, e com o intuito de auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes, a utilização de experimentos no ensino de Física é vista como um recurso didático que pode favorecer a aprendizagem de conceitos. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma proposta tem como objetivo analisar a realização de uma oficina pedagógica planejada para trabalhar conceitos físicos relacionados à energia a partir de uma abordagem problematizadora em uma atividade experimental, buscando identificar as potencialidades dessa atividade para aprendizagem, bem como proporcionar ao estudante uma atividade atrativa e estimulante para o estudo da Física. A proposta foi desenvolvida em uma turma do primeiro ano do ensino médio, com vinte e cinco estudantes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira na cidade de Campina Grande - PB, e trabalhada em forma de oficina pedagógica, com duração de aproximadamente 2 horas e trinta minutos, sua elaboração e execução foi realizada pelos alunos bolsistas do subprojeto de Física do PIBID/CAPES/UEPB, juntamente com a professora supervisora, que atua na escola. A atividade experimental consistiu na construção, a partir de uma situação problematizadora, do barquinho POP POP, o qual funciona através da transformação de energia térmica em energia cinética, o que possibilitou trabalhar conceitos relacionados não apenas à energia, mas conceitos da Física de um modo geral. A partir da execução da proposta consideramos os resultados obtidos bastante significativos, tendo em vista a aprendizagem dos conceitos e aceitação por parte dos alunos. Em relação ao uso do experimento com uma abordagem problematizadora, percebemos que os alunos consolidaram seus conhecimentos na medida em que eram estimulados a refletir e relacionar fenômenos referentes à energia em uma atividade desafiadora que pôde levá-lo a compreender as verdadeiras relações entre a Física e o mundo em que vive, podendo associar esse conhecimento a um significado cotidiano real.

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