Compreender as ciências é suma importância para a vida do educando, uma vez que as mesmas estão diretamente correlacionadas ao seu cotidiano. Todavia, a maneira como são abordadas pelos educadores da atualidade as tornam fatigantes e muito complexas, ocasionando assim, um baixo índice de cognição dos discentes, uma vez que o mesmo sente-se "atemorizado" ao deparar-se com a grande quantidade de fórmulas, não as assemelhando a resolução de problemas cotidianos, o que é um dos papeis fundamentais das ciências. Constantemente os educadores expõem o conteúdo de forma muito conceitual desfavorecendo-se de aulas experimentais ou práticas, estimulando o educando a memorização de conceitos e fórmulas, inibindo assim sua curiosidade, percepção, interação e indagação do mesmo, consequentemente reduzindo nível de aprendizado. Com isso, buscou-se a contextualização do ensino da química dos carboidratos fazendo uso da banana (Musa paradisiaca L.) como matéria prima para realização de procedimentos experimentais. A aula teórico/prática realizou-se no laboratório com uma turma do 3º ano do ensino médio, onde ainda foram aplicadas atividades avaliativas com o objetivo de determinar os conhecimentos dos educandos nos momentos antecessores e sucessores à aula. Efetivando o uso de questionários avaliativos e assimilando-os entre si observou-se que após o procedimento os discentes apresentaram maior compreensão e associação do conteúdos abordados. Tal fato afirma que ultrapassar os limites da sala de aula fazendo uso de aulas práticas contextualizadas ocasionam maior e melhor construção do conhecimento científico, além de proporcionem ao discente a associação dos conceitos e teorias ao seu dia a dia, uma vez que a associação dos procedimentos teórico e pratico proporcionaram de fato um aprendizado construtivo e harmônico.