A LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA: DE QUE FORMA SE CONSTROI O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR.
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10066 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 472 "inscrito_id" => 1461 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA: DE QUE FORMA SE CONSTROI O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR." "resumo" => "A literatura, de uma forma ou de outra, está presente na vida do ser humano, desde quando as histórias eram contadas oralmente, evoluindo, após, para o registro dos relatos, inventividade ou criação das histórias atuais, cujas criações quando são narradas se assemelham aos fatos vivenciados em cada contexto histórico e social. Sem perder de vista que estudos provam que é o leitor que poderá ou não, atribuir significado á leitura, basta que o leitor identifique-se ou não, com a história contada, caso o professor tenha conhecimento disso. Nessa direção, um dos maiores desafios da escola tem sido o de formar leitores para a vida inteira, seja por falta de conhecimento do professor, seja em razão de existir, hoje, toda uma parafernália tecnológica na sociedade em que vivemos. A partir disso, este trabalho pretende analisar a(s) forma(s) pela(s) qual(is) a literatura infantil vem sendo trabalhada pelos professores na escola, para que se possa contribuir para a formação de leitores críticos e criativos. Pretendemos também investigar a(s) metodologia(s) utilizada(s) pelo(s) professor (es) para estimular a imaginação, a criatividade e a criticidade dos alunos e compreender se o professor é ou não, um professor leitor, já que, de nada adianta se o professor não “contagiar” seu aluno para que ele possa se tornar um “ávido” leitor. Compreendendo que este “ávido” leitor se inicia pela forma com que o professor apresenta, manipula e entra em contato com o texto literário na escola, envolvendo as crianças. Para isso, baseamo-nos nos estudo de Chartier (1994) e De Certeau (2008)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, FORMAÇÃO DO LEITOR, METODOLOGIA DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_23_31_47_idinscrito_1461_2356da1b3449f03afbb20f97872ff3c0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA DE ARAUJO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MAYRA RIBEIRO" "autor_email" => "profmayraribeiro@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10066 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 472 "inscrito_id" => 1461 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA: DE QUE FORMA SE CONSTROI O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR." "resumo" => "A literatura, de uma forma ou de outra, está presente na vida do ser humano, desde quando as histórias eram contadas oralmente, evoluindo, após, para o registro dos relatos, inventividade ou criação das histórias atuais, cujas criações quando são narradas se assemelham aos fatos vivenciados em cada contexto histórico e social. Sem perder de vista que estudos provam que é o leitor que poderá ou não, atribuir significado á leitura, basta que o leitor identifique-se ou não, com a história contada, caso o professor tenha conhecimento disso. Nessa direção, um dos maiores desafios da escola tem sido o de formar leitores para a vida inteira, seja por falta de conhecimento do professor, seja em razão de existir, hoje, toda uma parafernália tecnológica na sociedade em que vivemos. A partir disso, este trabalho pretende analisar a(s) forma(s) pela(s) qual(is) a literatura infantil vem sendo trabalhada pelos professores na escola, para que se possa contribuir para a formação de leitores críticos e criativos. Pretendemos também investigar a(s) metodologia(s) utilizada(s) pelo(s) professor (es) para estimular a imaginação, a criatividade e a criticidade dos alunos e compreender se o professor é ou não, um professor leitor, já que, de nada adianta se o professor não “contagiar” seu aluno para que ele possa se tornar um “ávido” leitor. Compreendendo que este “ávido” leitor se inicia pela forma com que o professor apresenta, manipula e entra em contato com o texto literário na escola, envolvendo as crianças. Para isso, baseamo-nos nos estudo de Chartier (1994) e De Certeau (2008)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, FORMAÇÃO DO LEITOR, METODOLOGIA DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_23_31_47_idinscrito_1461_2356da1b3449f03afbb20f97872ff3c0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA DE ARAUJO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MAYRA RIBEIRO" "autor_email" => "profmayraribeiro@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }