Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

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PRODUÇÃO DE UMA PARÓDIA MUSICAL NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: ESTUDO CRÍTICO-COMPARATIVO ENTRE A POLÍTICA BRASILEIRA E A NORTE-AMERICANA

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, LÍNGUA INGLESA, GÊNERO TEXTUAL Pôster (PO) Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2006), uma das atribuições do professor é contribuir com a construção da criticidade do aluno diante de temas que estão inseridos no contexto dos alunos. Neste sentido, este trabalho, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do subprojeto Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba, busca desvelar os resultados parciais de um projeto desenvolvido a partir de uma sequência didática que versa sobre questões políticas ao comparar a política norte-americana com a brasileira tendo como foco a produção do gênero textual paródia musical baseado nas discussões em sala de aula. Com base teórica nos ancoramos em Vicentini (2008) e Lima (2009) que defendem o uso da música em sala de aula como ferramenta pedagógica, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e pontos de vista relacionados ao tema; Dolz et al. (2004), sobre sequências didáticas e Marcuschi (2008), acerca dos gêneros textuais e a importância que os mesmos efetuam em um contexto específico. Nossa proposta de sequência didática está sendo aplicada em uma sala de aula de língua inglesa para alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de ensino na cidade de Campina Grande, Paraíba, com duração de quatro meses. As aulas são ministradas com o método interativo, na qual são realizados debates sobre o tema político e são aplicadas atividades baseadas em tópicos gramaticais contextualizados e específicos como suporte para a produção da paródia musical. Como resultados parciais, percebe-se que os alunos, ao participarem das atividades propostas pelas bolsistas, têm demonstrado além do desenvolvimento da capacidade de criticidade relacionados à política, uma maior participação em sala de aula e melhoramento nas habilidades de leitura e escrita na língua inglesa. O interesse dos alunos diante da proposta oferecida na sequência didática é refletido em suas ações, na qual focamos na visão crítica dos mesmos para servir como suporte para a produção final.

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