A matemática está em todas as partes, no nosso cotidiano em geral. Precisamos dela para calcular medida, tempo e afins. Essa ciência foi sendo desenvolvida longo dos tempos, seu processo evolutivo, se deu em várias épocas e pessoas diferentes. Em relação à essa ciência, é comum que os alunos considerem uma disciplina desafiadora e questionem quando e como os conceitos aprendidos em sala de aula serão úteis em suas vidas. No entanto, é papel fundamental do professor, como responsável pela formação dos alunos, orientá-los no processo de aprendizagem. Estudar a história da matemática é entender que essa ciência surgiu da própria necessidade do homem em contar e medir e foi sendo aprimorada a partir de determinadas situações. Este artigo aborda como e qual a importância de inserir a história da matemática em sala de aula. Ao encontrar problemas na história matemática. Os professores dão aos alunos a oportunidade de se familiarizar com a ciência como um campo de conhecimento em construção. A história da matemática é uma abordagem e estratégia inspiradora para o ensino de conteúdos matemáticos, dando aos alunos motivação e razão para construir seus conhecimentos matemáticos. Diante disso buscamos, a partir de estudos bibliográficos, trazer métodos de inserir nas atividades pedagógicas a História da Matemática.