Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE DEJETOS QUÍMICOS DE CAPRINOS E OVINOS NA PRODUÇÃO DE BIOGÁS: CAMINHOS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A preocupação com as questões ambientais é algo de extrema importância nos tempos atuais e deve ser pensada pelos diversos setores da sociedade. Na educação básica não seria diferente, já que se deve promover um ensino voltado a educação ambiental, construindo valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, que estejam relacionadas a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade. No que se refere a criação intensiva de caprinos e ovinos que são direcionados ao abate, percebe-se que essa ação tem contribuído para o surgimento de problemas ambientais, já que os dejetos são lançados no meio ambiente, contribuindo com o seu agravamento, devido à grande quantidade de resíduos, falta de pavimentação dos confinamentos, gerando dificuldades para coleta, expandindo problemas de escoamento superficial e lixiviação. A falta de espaço físico para a disposição dos resíduos gerados, contribuem para o aumento de emissões de gases provenientes do efeito estufa, eutrofização de fontes de água e poluição do solo. Visando melhorar o problema, a biomassa ruminal, contém um número de bacilos que são capazes de degenerar nutrientes, o que levará a um processo metabólico que produz biogás, apresentando um grande potencial de geração de energia. Partindo desses aspectos, esse trabalho buscou fazer um levantamento bibliográfico sobre o uso de dejetos de caprinos e ovinos na produção de biogás, fazendo uma relação com a necessidade de se promover educação ambiental e sustentabilidade no ensino de Química no espaço escolar. Como produto educacional, apresenta-se uma sequência didática trazendo os elementos do ensino por investigação, constituída por seis etapas, que utilizará uma diversidade de estratégias e recursos didáticos, tais como: vídeos, texto de divulgação científica, podcast e mapas mentais. Espera-se que a proposta proporcione novos olhares para se pensar o ensino de Química a partir da educação ambiental, com foco no desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes.

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