Atualmente temos diversas abordagens pedagógicas para estimular o processo de aprendizagem do estudante. Dentre essas abordagens encontra-se o Ensino por Pesquisa, que objetiva o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico do educando. Buscando assim a superação das abordagens pedagógicas reprodutivistas, que são caracterizadas pela submissão do estudante e o repasse do conteúdo através da cópia. Este trabalho tem o objetivo de analisar ações extensionistas que abordam o Ensino por Pesquisa na formação inicial e continuada de professores. Ao total participaram 191 indivíduos em processo de formação inicial e continuada, sendo 18 participantes integrantes de PIBID e 6 participantes em processo de residência pedagógica. O público atendido teve em sua maioria estudantes de Ciências Biológicas, mas também participaram professores do departamento de Farmácia e de Biologia da UEPB. Foram desenvolvidas palestras e minicursos em 2019 de forma presencial e em 2020 um minicurso de forma remota, devido à pandemia ocasionada pelo COVID-19. As atividades presenciais ocorreram no auditório do CCBS do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, e as remotas através da plataforma google meet. Foram usados pré e pós-testes, constituídos por questionários que foram aplicados para levantar os dados antes e após as intervenções extensionistas, tratando da temática do Educar pela Pesquisa. As análises dos dados indicaram um pouco contato dos participantes com a temática do Ensino por Pesquisa durante a graduação, além de apontar que esse tipo de abordagem favorece a aprendizagem dos estudantes. Além disso, as ações extensionistas de aplicação de minicursos e palestras se mostraram exitosas em contribuir com a formação dos participantes, contribuindo para o conhecimento de uma nova ferramenta de ensino para os profissionais da educação. Em conclusão, a extensão universitária além de trazer impactos positivos para os participantes, ocasiona o desenvolvimento da qualidade formal dos indivíduos envolvidos nos processos extensionistas.