A psicomotricidade envolve a relação entre o corpo e a mente, destacando a interação entre os aspectos motores, cognitivos e afetivos. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva ampliar discussões sobre o papel fundamental desempenhado pela psicomotricidade no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança, proporcionando experiências e vivências corporais que favorecem o fortalecimento das habilidades motoras, perceptivas e emocionais, no contexto da educação infantil. É importante considerar, ainda, que as atividades psicomotoras, como jogos, brincadeiras e exercícios de equilíbrio, coordenação e percepção auxiliam no desenvolvimento das habilidades motoras finas e grossas, melhoram a capacidade de concentração, promovem a integração social, estimulam a criatividade e a imaginação, ajudando a criança a adquirir noções de tempo, espaço e lateralidade. Além disso, a prática psicomotora na educação infantil contribui para a formação da identidade e da autonomia da criança, ao permitir que ela explore seu corpo e como ele se comporta no espaço, e assim descubra suas capacidades e limitações, e desenvolva confiança em si mesma. No referencial teórico metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica para conceituar psicomotricidade e suas contribuições no desenvolvimento infantil. No que se refere aos resultados obtidos, observa-se que a prática de atividades psicomotoras, na educação infantil, contribui de maneira significativa para o desenvolvimento das crianças, tendo em vista que esta vai além do aspecto físico, abrangendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo, dando à criança o poder de expressar suas emoções, desenvolvendo autoestima e autoconfiança.