A resolução de situações-problema recebe grande destaque no campo da Educação Matemática, sendo apontada por muitos estudiosos como uma metodologia propiciadora da aprendizagem de conceitos. Nesta perspectiva, Gérard Vergnaud, psicólogo e matemático francês, o indivíduo adquire conhecimento ao lidar com diversos tipos de situações-problema uma vez que, as situações são fundamentais para a significação dos conceitos. Nesta perspectiva, partindo da importância das situações-problema para uma aprendizagem conceitual, objetivou-se neste estudo mapear e analisar a natureza das situações-problema encontradas nas provas de matemática da segunda fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA 2) da Universidade de Pernambuco (UPE), realizadas entre os anos de 2013 e 2022, com ênfase nas situações de relação quaternária, na perspectiva de Campos Conceituais proposta por Vergnaud, e como estas situações e os conceitos matemáticos de estrutura multiplicativa estão presentes nesta fase da avaliação. A pesquisa foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa, num estudo exploratório e documental, tratando-se de um recorte de um projeto de pesquisa desenvolvido pelos autores. Nesta direção, o mapeamento e análise das situações-problema de relação quaternária presentes nas provas foram realizados, propiciando a construção de um conjunto de quadros-sínteses utilizados para a categorização e análise dos dados. Os resultados evidenciaram que apenas 12 situações multiplicativas (14,29%) são de relação quaternária, sendo 8 (66,67%) categorizadas no eixo de proporção simples e 4 (33,33%) no eixo de proporção múltipla. Destas, 11 situações (91,67%) pertencem à classe de muitos para muitos e apenas uma situação dá ênfase a quantidades discretas. Conclui-se que as situações de relação quaternária não são bem exploradas e abordadas nas provas de matemática nesta fase do sistema avaliativo, considerando-se o programa proposto e o currículo de matemática para este nível de escolaridade.