Em um ambiente escolar é relevante a presença de professores efetivos, responsáveis pelo planejamento e acompanhamento dos conteúdos ministrados durante o período de escolarização. Sabe-se também que o caminho para um profissional tornar-se efetivo é através de concursos públicos. No entanto, no estado do Piauí há um déficit na promoção de concursos públicos para professores efetivos. Tal realidade contribui para a desvalorização da carreira docente e do processo de ensino-aprendizagem, pois acarreta lacunas na construção do conhecimento ocasionadas pela falta desses profissionais. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência que visou compreender como ocorre o ingresso e a promoção na carreira docente no estado do Piauí. Este relato foi feito a partir da participação em um minicurso em novembro/2022 ocorrido na Semana de Química promovida por uma universidade federal do sul do estado. Tal minicurso - com 24 alunos das Licenciaturas em Química, Ciências da Natureza e Física de duas instituições de nível superior - evidenciou a falta de docentes efetivos no estado. Analisou-se o histórico de ingresso na profissão no estado através dos últimos editais de concursos e processos seletivos. A instituição responsável pela organização de editais e provas é o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) da Universidade Estadual do Piauí. Como resultados, observou-se que os concursos públicos para professores estaduais efetivos no Piauí foram organizados pela referida instituição em 2009 e 2014. A partir desta data, foram abertos processos seletivos simplificados para professores temporários do ensino médio em 2015, 2017 e 2021. Entretanto, em análise ao último concurso, 255 vagas para Química foram ofertadas nos 18 municípios e somente 101 vagas foram preenchidas. Percebe-se, portanto, a necessidade de contratação de efetivos. Esses dados evidenciam a importância de políticas públicas que oportunizem o ingresso de recém-formados na carreira pública docente.