Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR PARA O INGRESSO E PROMOÇÃO NA CARREIRA DOCENTE NA ÁREA DE QUÍMICA NO ESTADO DO PIAUÍ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97215
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3399
    "inscrito_id" => 5297
    "titulo" => "UM OLHAR PARA O INGRESSO E PROMOÇÃO NA CARREIRA DOCENTE NA ÁREA DE QUÍMICA NO ESTADO DO PIAUÍ"
    "resumo" => "Em um ambiente escolar é relevante a presença de professores efetivos, responsáveis pelo planejamento e acompanhamento dos conteúdos ministrados durante o período de escolarização. Sabe-se também que o caminho para um profissional tornar-se efetivo é através de concursos públicos. No entanto, no estado do Piauí há um déficit na promoção de concursos públicos para professores efetivos. Tal realidade contribui para a desvalorização da carreira docente e do processo de ensino-aprendizagem, pois acarreta lacunas na construção do conhecimento ocasionadas pela falta desses profissionais. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência que visou compreender como ocorre o ingresso e a promoção na carreira docente no estado do Piauí. Este relato foi feito a partir da participação em um minicurso em novembro/2022 ocorrido na Semana de Química promovida por uma universidade federal do sul do estado. Tal minicurso - com 24 alunos das Licenciaturas em Química, Ciências da Natureza e Física de duas instituições de nível superior - evidenciou a falta de docentes efetivos no estado. Analisou-se o histórico de ingresso na profissão no estado através dos últimos editais de concursos e processos seletivos. A instituição responsável pela organização de editais e provas é o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) da Universidade Estadual do Piauí. Como resultados, observou-se que os concursos públicos para professores estaduais efetivos no Piauí foram organizados pela referida instituição em 2009 e 2014. A partir desta data, foram abertos processos seletivos simplificados para professores temporários do ensino médio em 2015, 2017 e 2021. Entretanto, em análise ao último concurso, 255 vagas para Química foram ofertadas nos 18 municípios e somente 101 vagas foram preenchidas. Percebe-se, portanto, a necessidade de contratação de efetivos. Esses dados evidenciam a importância de políticas públicas que oportunizem o ingresso de recém-formados na carreira pública docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5297_TB3399_04102023094008.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ITAILAM PAES DE NEGREIROS"
    "autor_nome_curto" => "ITAILAM"
    "autor_email" => "itailanpaes2@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97215
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3399
    "inscrito_id" => 5297
    "titulo" => "UM OLHAR PARA O INGRESSO E PROMOÇÃO NA CARREIRA DOCENTE NA ÁREA DE QUÍMICA NO ESTADO DO PIAUÍ"
    "resumo" => "Em um ambiente escolar é relevante a presença de professores efetivos, responsáveis pelo planejamento e acompanhamento dos conteúdos ministrados durante o período de escolarização. Sabe-se também que o caminho para um profissional tornar-se efetivo é através de concursos públicos. No entanto, no estado do Piauí há um déficit na promoção de concursos públicos para professores efetivos. Tal realidade contribui para a desvalorização da carreira docente e do processo de ensino-aprendizagem, pois acarreta lacunas na construção do conhecimento ocasionadas pela falta desses profissionais. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência que visou compreender como ocorre o ingresso e a promoção na carreira docente no estado do Piauí. Este relato foi feito a partir da participação em um minicurso em novembro/2022 ocorrido na Semana de Química promovida por uma universidade federal do sul do estado. Tal minicurso - com 24 alunos das Licenciaturas em Química, Ciências da Natureza e Física de duas instituições de nível superior - evidenciou a falta de docentes efetivos no estado. Analisou-se o histórico de ingresso na profissão no estado através dos últimos editais de concursos e processos seletivos. A instituição responsável pela organização de editais e provas é o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) da Universidade Estadual do Piauí. Como resultados, observou-se que os concursos públicos para professores estaduais efetivos no Piauí foram organizados pela referida instituição em 2009 e 2014. A partir desta data, foram abertos processos seletivos simplificados para professores temporários do ensino médio em 2015, 2017 e 2021. Entretanto, em análise ao último concurso, 255 vagas para Química foram ofertadas nos 18 municípios e somente 101 vagas foram preenchidas. Percebe-se, portanto, a necessidade de contratação de efetivos. Esses dados evidenciam a importância de políticas públicas que oportunizem o ingresso de recém-formados na carreira pública docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5297_TB3399_04102023094008.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ITAILAM PAES DE NEGREIROS"
    "autor_nome_curto" => "ITAILAM"
    "autor_email" => "itailanpaes2@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Em um ambiente escolar é relevante a presença de professores efetivos, responsáveis pelo planejamento e acompanhamento dos conteúdos ministrados durante o período de escolarização. Sabe-se também que o caminho para um profissional tornar-se efetivo é através de concursos públicos. No entanto, no estado do Piauí há um déficit na promoção de concursos públicos para professores efetivos. Tal realidade contribui para a desvalorização da carreira docente e do processo de ensino-aprendizagem, pois acarreta lacunas na construção do conhecimento ocasionadas pela falta desses profissionais. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência que visou compreender como ocorre o ingresso e a promoção na carreira docente no estado do Piauí. Este relato foi feito a partir da participação em um minicurso em novembro/2022 ocorrido na Semana de Química promovida por uma universidade federal do sul do estado. Tal minicurso - com 24 alunos das Licenciaturas em Química, Ciências da Natureza e Física de duas instituições de nível superior - evidenciou a falta de docentes efetivos no estado. Analisou-se o histórico de ingresso na profissão no estado através dos últimos editais de concursos e processos seletivos. A instituição responsável pela organização de editais e provas é o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) da Universidade Estadual do Piauí. Como resultados, observou-se que os concursos públicos para professores estaduais efetivos no Piauí foram organizados pela referida instituição em 2009 e 2014. A partir desta data, foram abertos processos seletivos simplificados para professores temporários do ensino médio em 2015, 2017 e 2021. Entretanto, em análise ao último concurso, 255 vagas para Química foram ofertadas nos 18 municípios e somente 101 vagas foram preenchidas. Percebe-se, portanto, a necessidade de contratação de efetivos. Esses dados evidenciam a importância de políticas públicas que oportunizem o ingresso de recém-formados na carreira pública docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.