O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância educacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e como as vivências no programa contribuíram na percepção dos jovens assentados da reforma agrária que estudaram no programa pelo Instituto Federal do Maranhão-Campus Caxias. O presente estudo de abordagem quanti-qualitativa, tem uma metodologia empírica com base na pesquisa de campo. Como método de coleta de dados optou-se pelo desenvolvimento e utilização de questionário on-line, por meio da ferramenta Google Forms, aplicadas a 53,7% do total de 54 alunos do programa que iniciaram o curso em 2019 e concluíram em 2023, sendo todos do curso de Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, representando uma amostra total de 29 estudantes. Após uma avaliação e construção de reflexões das informações adquiridas, percebeu que os alunos têm uma visão de que o programa propiciou uma aproximação com as demandas de sua comunidade e os movimentos sociais de luta pela reforma agrária e, sobre a percepção das dificuldades, a mais citada foi saudade da família e alta quantidade de conteúdo e pouco tempo para estudá-los. Apesar das dificuldades, a maioria dos alunos não consideraram o curso difícil. Dessa forma, o Programa influenciou significativamente no aprendizado, na coabitação e na formação dos alunos que acreditam também estarem sendo estimulados a permanecer no campo, construindo uma consciência ambiental e assegurando uma formação que se adequa ao mundo concreto em que estão os sujeitos.