EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PRONERA- IFMA CAMPUS CAXIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96527 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2487 "inscrito_id" => 387 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PRONERA- IFMA CAMPUS CAXIAS" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância educacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e como as vivências no programa contribuíram na percepção dos jovens assentados da reforma agrária que estudaram no programa pelo Instituto Federal do Maranhão-Campus Caxias. O presente estudo de abordagem quanti-qualitativa, tem uma metodologia empírica com base na pesquisa de campo. Como método de coleta de dados optou-se pelo desenvolvimento e utilização de questionário on-line, por meio da ferramenta Google Forms, aplicadas a 53,7% do total de 54 alunos do programa que iniciaram o curso em 2019 e concluíram em 2023, sendo todos do curso de Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, representando uma amostra total de 29 estudantes. Após uma avaliação e construção de reflexões das informações adquiridas, percebeu que os alunos têm uma visão de que o programa propiciou uma aproximação com as demandas de sua comunidade e os movimentos sociais de luta pela reforma agrária e, sobre a percepção das dificuldades, a mais citada foi saudade da família e alta quantidade de conteúdo e pouco tempo para estudá-los. Apesar das dificuldades, a maioria dos alunos não consideraram o curso difícil. Dessa forma, o Programa influenciou significativamente no aprendizado, na coabitação e na formação dos alunos que acreditam também estarem sendo estimulados a permanecer no campo, construindo uma consciência ambiental e assegurando uma formação que se adequa ao mundo concreto em que estão os sujeitos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID387_TB2487_12112023195853.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA" "autor_email" => "sousaandressa123e@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96527 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2487 "inscrito_id" => 387 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PRONERA- IFMA CAMPUS CAXIAS" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância educacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e como as vivências no programa contribuíram na percepção dos jovens assentados da reforma agrária que estudaram no programa pelo Instituto Federal do Maranhão-Campus Caxias. O presente estudo de abordagem quanti-qualitativa, tem uma metodologia empírica com base na pesquisa de campo. Como método de coleta de dados optou-se pelo desenvolvimento e utilização de questionário on-line, por meio da ferramenta Google Forms, aplicadas a 53,7% do total de 54 alunos do programa que iniciaram o curso em 2019 e concluíram em 2023, sendo todos do curso de Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, representando uma amostra total de 29 estudantes. Após uma avaliação e construção de reflexões das informações adquiridas, percebeu que os alunos têm uma visão de que o programa propiciou uma aproximação com as demandas de sua comunidade e os movimentos sociais de luta pela reforma agrária e, sobre a percepção das dificuldades, a mais citada foi saudade da família e alta quantidade de conteúdo e pouco tempo para estudá-los. Apesar das dificuldades, a maioria dos alunos não consideraram o curso difícil. Dessa forma, o Programa influenciou significativamente no aprendizado, na coabitação e na formação dos alunos que acreditam também estarem sendo estimulados a permanecer no campo, construindo uma consciência ambiental e assegurando uma formação que se adequa ao mundo concreto em que estão os sujeitos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID387_TB2487_12112023195853.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA" "autor_email" => "sousaandressa123e@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }