Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA: DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR À RESPONSIVIDADE DO ALUNO.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presença da Cultura Digital na escola impacta o processo de construção do conhecimento e as ações não só dos alunos, mas também dos professores que precisam pensar em estratégias que contribuam para a funcionalidade das tecnologias em todas as suas dimensões. O objetivo é proporcionar aos educandos o desenvolvimento de habilidades de comunicação e argumentação diante das diversas possibilidades de representação do pensamento dentro dos ambientes digitais, levando-os a assumir uma postura não só de consumidor, mas também de produtor responsivo. A urgência de se promover uma discussão sobre a Cultura Digital se dá pela necessidade de se fazer na escola um trabalho que leve os educandos a compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética. Esta pesquisa se ampara no exercício de observação e investigação realizadas por meio de atividades com uso de ferramentas digitais desenvolvidas com professores do 5º ano de escolas de Tempo Integral com salas de Inovação da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza/CE. Para tanto foram significativas as leituras de Imbernón (2009 e 2011) e estudos apresentados por Marli André (2016) sobre práticas inovadoras na formação de professores. Estabeleceu-se ainda como primordial, extrair trechos significativos das teorias sobre Cultura Digital propostas por Camargo e Daros (2018), Bacich (2014), Moran (2013) e Rojo (2012) que auxiliam, tanto no processo de reflexão sobre o ensino e aprendizagem, como também nas estratégias metodológicas utilizadas para a abordagem e desenvolvimento de habilidades ligadas à competência digital. Este trabalho demonstrou que com uma metodologia incentivadora apoiada na prática crítico-reflexiva, os obstáculos ao letramento digital por parte dos professores, podem ser dirimidos com diálogos ampliados de forma que que hajam mais propostas intercambiáveis sobre as experiências pedagógicas de forma a encarar a cada vez mais essa nova realidade tecnológica que paira e interfere diretamente na educação.

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