O trabalho discute a educação em gênero a partir das mulheres rezadeiras, enfatizando o seu conhecimento como um saber educativo-formativo para a compreensão das práticas culturais que estas representam. Para isso, apresentamos uma análise historiográfica do papel dessas mulheres na história do Brasil como participantes da construção da cultura por meio de seus saberes tradicionais nas regiões em que residem. O objetivo é levantar o questionamento sobre o que os saberes da tradição têm a nos educar, por isso, propomos o tema para o ensino de história, pensando assim o currículo dialogando com a cultura, a partir dos saberes da tradição das rezadeiras. Partimos da abordagem metodológica da pesquisa bibliográfica e documental mediante uma pesquisa qualitativa através da utilização de Quintana(1999), Garcia(2015), Del Priore(2004), Oliveira(1985), Da Mata(1981), Corrent(2022) Pesavento(2012) e Libâneo(1994). Esta pesquisa deriva da iniciação científica Pibic CNPq, que se encontra em andamento, intitulada "Teias que tecem os saberes das rezadeiras como guardiãs da memória nas práticas de cura em comunidades rurais" da Universidade Estadual da Paraíba. Esperamos apresentar uma proposta de ensino para a sala de aula que proporcione uma compreensão do processo histórico a partir das vivências fora do contexto escolar, construindo uma relação dentro e fora da escola, que possibilite os discentes ampliarem seus horizontes por meio da alfabetização do olhar por meio da compreensão da história local e da identidade das mulheres rezadeiras