Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e analisar a vivência na prática pedagógica da monitoria na disciplina de Didática. A monitoria é uma atividade acadêmica que proporciona a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o curso, além de desenvolver habilidades de ensino e aprendizagem. Neste relato, descreveremos o contexto em que a monitoria foi realizada, as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos. A disciplina de Didática é de fundamental importância para a formação de professores, pois aborda os princípios, métodos e técnicas de ensino, bem como as teorias educacionais. A monitoria na disciplina consistiu em auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, fornecendo suporte nas aulas teóricas, realizando atividades práticas e promovendo discussões sobre os conteúdos abordados. Durante a monitoria, foram desenvolvidas diversas atividades, tais como: 1) elaboração de planos de aula; 2) criação de materiais didáticos; 3) aplicação de atividades em sala de aula. Além disso, foram realizadas sessões de estudo em grupo, onde foram vivenciadas interações com os alunos, afim de esclarecer dúvidas, discutir conceitos e compartilhar experiências. Os resultados obtidos com a monitoria foram bastante satisfatórios percebeu-se que os estudantes demonstraram maior engajamento nas aulas, maior compreensão dos conteúdos e melhoria no desempenho acadêmico. Além do mais, a monitoria proporcionou uma experiência enriquecedora para o monitor, permitindo o aprimoramento de habilidades de comunicação, liderança e organização. Diante disso, concluímos que a vivência na prática pedagógica da monitoria na disciplina de Didática foi extremamente proveitosa tanto para os estudantes quanto para o monitor. Através dessa experiência, foi possível aprofundar os conhecimentos teóricos, desenvolver habilidades práticas e contribuir de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem contínua. Recomenda-se a continuidade e expansão desse tipo de atividade, visando a melhoria da qualidade da formação de professores e o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficientes.