Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESPAÇO MAKER E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AÇÕES DE FORMAÇÃO NA EMEF SANTA LUZIA PARA ASSISTENTES TÉCNICOS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE BENEVIDES-PA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97150
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3312
    "inscrito_id" => 16429
    "titulo" => "ESPAÇO MAKER E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AÇÕES DE FORMAÇÃO NA EMEF SANTA LUZIA PARA ASSISTENTES TÉCNICOS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE BENEVIDES-PA."
    "resumo" => "A EMEF Santa Luzia é localizada no município de Benevides-Pa, possui dezenove (19) assistentes técnicos educacionais e conta com a presença de trinta e quatro (34) alunos público-alvo da educação especial, consoante com essa demanda, torna-se pertinente ações de formação continuada juntamente com a coordenação responsável pela sala de recursos multifuncionais, uma vez que estes profissionais atuam diretamente com os alunos com deficiência realizando as adaptações necessárias tal como orientadas e previstas na Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015) e na Lei do Autismo (12.764/2012) com o objetivo de promover a inclusão escolar. Atrelado a esse contexto e pela necessidade de garantir, além do serviço de atendimento educacional especializado que já ocorre na sala de recursos multifuncionais, oferece também acesso à educação Maker. Este tipo de educação originou-se a partir da década de 50 nos Estados Unidos, associado ao movimento “do it yourself” ou “faça você mesmo”; e foi incorporado nas instituições escolares com o objetivo de aproximar aos conteúdos historicamente elaborados de forma prática e criativa, incentivando e motivando a criatividade dos alunos com fundamentação em tendências educacionais como o construtivismo e o interacionismo. A partir de uma metodologia qualitativa, essa pesquisa é do tipo exploratória e descritiva; os principais resultados alcançados com as ações de formação continuada para os assistentes técnicos educacionais proporcionaram a elaboração de materiais pedagógicos para favorecer o ensino e aprendizagem de acordo o Plano de Desenvolvimento Individual Escolar (PDI), o qual é um instrumento que apresenta as reais necessidades dos alunos, colaborando com a fomentação da inclusão escolar no cotidiano da sala regular bem como, na sala de recursos multifuncionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID16429_TB3312_20052023181715.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSUE LACERDA POMPEU"
    "autor_nome_curto" => "JOSUE"
    "autor_email" => "josue-jlp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97150
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3312
    "inscrito_id" => 16429
    "titulo" => "ESPAÇO MAKER E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AÇÕES DE FORMAÇÃO NA EMEF SANTA LUZIA PARA ASSISTENTES TÉCNICOS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE BENEVIDES-PA."
    "resumo" => "A EMEF Santa Luzia é localizada no município de Benevides-Pa, possui dezenove (19) assistentes técnicos educacionais e conta com a presença de trinta e quatro (34) alunos público-alvo da educação especial, consoante com essa demanda, torna-se pertinente ações de formação continuada juntamente com a coordenação responsável pela sala de recursos multifuncionais, uma vez que estes profissionais atuam diretamente com os alunos com deficiência realizando as adaptações necessárias tal como orientadas e previstas na Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015) e na Lei do Autismo (12.764/2012) com o objetivo de promover a inclusão escolar. Atrelado a esse contexto e pela necessidade de garantir, além do serviço de atendimento educacional especializado que já ocorre na sala de recursos multifuncionais, oferece também acesso à educação Maker. Este tipo de educação originou-se a partir da década de 50 nos Estados Unidos, associado ao movimento “do it yourself” ou “faça você mesmo”; e foi incorporado nas instituições escolares com o objetivo de aproximar aos conteúdos historicamente elaborados de forma prática e criativa, incentivando e motivando a criatividade dos alunos com fundamentação em tendências educacionais como o construtivismo e o interacionismo. A partir de uma metodologia qualitativa, essa pesquisa é do tipo exploratória e descritiva; os principais resultados alcançados com as ações de formação continuada para os assistentes técnicos educacionais proporcionaram a elaboração de materiais pedagógicos para favorecer o ensino e aprendizagem de acordo o Plano de Desenvolvimento Individual Escolar (PDI), o qual é um instrumento que apresenta as reais necessidades dos alunos, colaborando com a fomentação da inclusão escolar no cotidiano da sala regular bem como, na sala de recursos multifuncionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID16429_TB3312_20052023181715.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSUE LACERDA POMPEU"
    "autor_nome_curto" => "JOSUE"
    "autor_email" => "josue-jlp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A EMEF Santa Luzia é localizada no município de Benevides-Pa, possui dezenove (19) assistentes técnicos educacionais e conta com a presença de trinta e quatro (34) alunos público-alvo da educação especial, consoante com essa demanda, torna-se pertinente ações de formação continuada juntamente com a coordenação responsável pela sala de recursos multifuncionais, uma vez que estes profissionais atuam diretamente com os alunos com deficiência realizando as adaptações necessárias tal como orientadas e previstas na Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015) e na Lei do Autismo (12.764/2012) com o objetivo de promover a inclusão escolar. Atrelado a esse contexto e pela necessidade de garantir, além do serviço de atendimento educacional especializado que já ocorre na sala de recursos multifuncionais, oferece também acesso à educação Maker. Este tipo de educação originou-se a partir da década de 50 nos Estados Unidos, associado ao movimento “do it yourself” ou “faça você mesmo”; e foi incorporado nas instituições escolares com o objetivo de aproximar aos conteúdos historicamente elaborados de forma prática e criativa, incentivando e motivando a criatividade dos alunos com fundamentação em tendências educacionais como o construtivismo e o interacionismo. A partir de uma metodologia qualitativa, essa pesquisa é do tipo exploratória e descritiva; os principais resultados alcançados com as ações de formação continuada para os assistentes técnicos educacionais proporcionaram a elaboração de materiais pedagógicos para favorecer o ensino e aprendizagem de acordo o Plano de Desenvolvimento Individual Escolar (PDI), o qual é um instrumento que apresenta as reais necessidades dos alunos, colaborando com a fomentação da inclusão escolar no cotidiano da sala regular bem como, na sala de recursos multifuncionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.