O presente trabalho tem por objetivo demonstrar e compreender os efeitos da prática de relaxamento e Mindfulness na educação infantil e fundamental, a partir de uma breve revisão bibliográfica dos conceitos relacionados à temática, pesquisas experimentais realizadas em escolas nacionais e internacionais e origem do campo de estudo. Como complemento, está sendo realizado um levantamento com professores e mediadores de duas escolas do município de João Pessoa-PB, os quais trabalham e aplicam a Atenção Plena no dia a dia dos escolares e participam ativamente do Projeto de Extensão de educação infantil vinculado a Universidade Federal da Paraíba, projeto esse parte importante desse estudo. O levantamento foi organizado por meio do Google Forms e continha breves perguntas sobre possíveis alterações perceptíveis na atenção concentrada dos alunos em atividades escolares, melhor desempenho em tarefas e como a prática da atenção plena poderia agir na organização e colaboração coletiva dos alunos em sala de aula. Essas perguntas foram restritas a professores dessas duas escolas parceiras da extensão da UFPB, devido a limitação do estudo em manipular maiores amostras e pelo caráter informativo simples e complementar do levantamento. Por fim, por se tratar de um estudo em desenvolvimento, não se tem ainda maiores resultados do questionário empregado; no entanto é inegável a contribuição do Mindfulness para o desenvolvimento humano, haja vista os resultados sociais e neurocientíficos já investigados, como o aumento da auto-regulação emocional, impactos positivos na aprendizagem e perspectivas de mudanças cerebrais importantes, como o aumento da conectividade de redes de modo padrão e concentração de massa cinzenta em pontos específicos do cérebro.