O referido trabalho busca discutir relevantes aspectos relacionados ao acesso à educação superior e sua cobertura demográfica, governo e gestão da educação superior brasileira, nos últimos anos. Considerando o primeiro tópico que trata do acesso ao ensino superior, onde o ingresso só seria possível através do tradicional Exame de Vestibular, realizado uma vez por ano, com aplicação de provas em conformidade com a grade curricular do ensino médio e suas disciplinas específicas, acrescido ainda de uma prova escrita, ou seja, uma redação. No que tange a questão das ofertas de vagas, estas eram definidas pelas instituições, sejam elas, públicas ou privadas. Outras vias de acesso vêm sendo utilizadas pelas instituições de ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado desde 1998, a Avaliação Seriada no Ensino Médio, Provas de conhecimentos ou avaliação de dados pessoais, profissionais, entrevistas ou exame curricular do histórico escolar, estes visam avaliar o desempenho dos estudantes que estão cursando o Ensino Médio ou concluíram em anos anteriores. Destacam-se ainda a questão do Governo e Gestão da Educação Superior, que diante desse vasto campo de mudanças, nascem um amplo leque de oportunidades educacionais e profissionais, que exigem avanços na questão das políticas públicas, que venham gerar melhorias compatíveis com as demandas que cercam o atual cenário no tocante à educação superior no Brasil.