O projeto de ensino “da educação agropecuária à cozinha criativa”, tem como objetivo debater a segurança e a soberania alimentar, como direito de todos ao acesso a alimentos saudáveis, de forma regular e sustentável, caracterizado pela identidade cultural alimentar da comunidade escolar que é composta por diversos sujeitos tais como: agricultores, quilombolas e ribeirinhos e outros agentes da região amazônica. O projeto busca valorizar a produção e o mercado locais, a autossuficiência, a sustentabilidade e a autonomia dos próprios estudantes para a manipulação e beneficiamento dos produtos agropecuários. Uma vez que, a população da Amazônia passou a consumir alimentos ultra processados. E estes produtos muitas vezes não são oriundos da nossa região e que passam por diversos processamentos químicos e que os mesmo em grande escala são nutricionalmente pobres. Essa nova realidade afeta diretamente os agricultores familiares, indígenas e demais povos tradicionais, que tiveram suas economias e culturas debilitada. Dentro de um sistema comercial de soberania, o comércio tem que ser propício. A soberania alimentar estimula aos alunos da EETEPA Santa Izabel, na manipulação de produtos oriundos da agropecuária através do processamento artesanal, que é a garantia sustentável para a população e o próprio sistema biológico. Então, cabe à escola problematizar de que forma são produzidos os alimentos de origem agropecuária, quais grupos garantem a alimentação da sociedade e como este assunto se correlaciona com os demais conteúdos escolares de uma forma contextualizada.