Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE DADOS ABERTOS REFERENTES AOS RECURSOS DE TIC EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO PRÉ- PANDEMIA E DURANTE A PANDEMIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95891
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1632
    "inscrito_id" => 13019
    "titulo" => "ANÁLISE DE DADOS ABERTOS REFERENTES AOS RECURSOS DE TIC EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO PRÉ- PANDEMIA E DURANTE A PANDEMIA"
    "resumo" => "A pandemia da COVID-19 evidenciou diversos problemas sociais no Brasil e no mundo nas mais diversas áreas. Para além das milhões de mortes e outros danos à humanidade, na educação foi possível constatar de forma também trágica as disparidades e injustiças sociais que em pleno século 21 perduram. Este trabalho buscou, através de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, mais especificamente por meio de ferramentas de Business Intelligence – BI, desenvolver um modelo de dados multidimensional, capaz de disponibilizar um ambiente que permitisse analisar dados abertos disponíveis no portal do INEP, relacionados à disponibilidade de recursos de TIC nas escolas da educação básica, Estado da Bahia, entre os anos de 2019 e 2021, período antes e durante a pandemia da COVID-19. A disponibilidade de recursos de TIC foi fundamental para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem neste período em que a grande maioria das atividades foram desenvolvidas de forma remota. Entretanto, estudos já revelavam a importância do acesso a tais recursos no processo de aprendizagem, mesmo antes do que a pandemia evidenciou. Este trabalho adotou o conjunto de soluções de BI de código aberto, chamado de Pentaho, que possibilita a extração, transformação e carga dos dados, além de dispor de um ambiente para análise tabular e gráfica dos dados. Como resultado, destacamos: 1. a solução tecnológica desenvolvida, 2. o modelo de dados multidimensional resultante, 3. as análises revelaram discrepâncias quanto aos investimentos em TIC entre a rede particular e pública, além do aumento destes investimentos durante o período, o que demonstra uma corrida para reparar discrepâncias. O modelo multidimensional resultante também se destaca como importante contribuição para futuros trabalhos de análise de dados abertos INEP voltadas para a educação básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13019_TB1632_07112023074935.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIRIAN DE MELO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LIRIAN"
    "autor_email" => "lirianoliveira80@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95891
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1632
    "inscrito_id" => 13019
    "titulo" => "ANÁLISE DE DADOS ABERTOS REFERENTES AOS RECURSOS DE TIC EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO PRÉ- PANDEMIA E DURANTE A PANDEMIA"
    "resumo" => "A pandemia da COVID-19 evidenciou diversos problemas sociais no Brasil e no mundo nas mais diversas áreas. Para além das milhões de mortes e outros danos à humanidade, na educação foi possível constatar de forma também trágica as disparidades e injustiças sociais que em pleno século 21 perduram. Este trabalho buscou, através de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, mais especificamente por meio de ferramentas de Business Intelligence – BI, desenvolver um modelo de dados multidimensional, capaz de disponibilizar um ambiente que permitisse analisar dados abertos disponíveis no portal do INEP, relacionados à disponibilidade de recursos de TIC nas escolas da educação básica, Estado da Bahia, entre os anos de 2019 e 2021, período antes e durante a pandemia da COVID-19. A disponibilidade de recursos de TIC foi fundamental para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem neste período em que a grande maioria das atividades foram desenvolvidas de forma remota. Entretanto, estudos já revelavam a importância do acesso a tais recursos no processo de aprendizagem, mesmo antes do que a pandemia evidenciou. Este trabalho adotou o conjunto de soluções de BI de código aberto, chamado de Pentaho, que possibilita a extração, transformação e carga dos dados, além de dispor de um ambiente para análise tabular e gráfica dos dados. Como resultado, destacamos: 1. a solução tecnológica desenvolvida, 2. o modelo de dados multidimensional resultante, 3. as análises revelaram discrepâncias quanto aos investimentos em TIC entre a rede particular e pública, além do aumento destes investimentos durante o período, o que demonstra uma corrida para reparar discrepâncias. O modelo multidimensional resultante também se destaca como importante contribuição para futuros trabalhos de análise de dados abertos INEP voltadas para a educação básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13019_TB1632_07112023074935.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIRIAN DE MELO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LIRIAN"
    "autor_email" => "lirianoliveira80@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pandemia da COVID-19 evidenciou diversos problemas sociais no Brasil e no mundo nas mais diversas áreas. Para além das milhões de mortes e outros danos à humanidade, na educação foi possível constatar de forma também trágica as disparidades e injustiças sociais que em pleno século 21 perduram. Este trabalho buscou, através de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, mais especificamente por meio de ferramentas de Business Intelligence – BI, desenvolver um modelo de dados multidimensional, capaz de disponibilizar um ambiente que permitisse analisar dados abertos disponíveis no portal do INEP, relacionados à disponibilidade de recursos de TIC nas escolas da educação básica, Estado da Bahia, entre os anos de 2019 e 2021, período antes e durante a pandemia da COVID-19. A disponibilidade de recursos de TIC foi fundamental para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem neste período em que a grande maioria das atividades foram desenvolvidas de forma remota. Entretanto, estudos já revelavam a importância do acesso a tais recursos no processo de aprendizagem, mesmo antes do que a pandemia evidenciou. Este trabalho adotou o conjunto de soluções de BI de código aberto, chamado de Pentaho, que possibilita a extração, transformação e carga dos dados, além de dispor de um ambiente para análise tabular e gráfica dos dados. Como resultado, destacamos: 1. a solução tecnológica desenvolvida, 2. o modelo de dados multidimensional resultante, 3. as análises revelaram discrepâncias quanto aos investimentos em TIC entre a rede particular e pública, além do aumento destes investimentos durante o período, o que demonstra uma corrida para reparar discrepâncias. O modelo multidimensional resultante também se destaca como importante contribuição para futuros trabalhos de análise de dados abertos INEP voltadas para a educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.