ANÁLISE DE DADOS ABERTOS REFERENTES AOS RECURSOS DE TIC EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO PRÉ- PANDEMIA E DURANTE A PANDEMIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95891 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1632 "inscrito_id" => 13019 "titulo" => "ANÁLISE DE DADOS ABERTOS REFERENTES AOS RECURSOS DE TIC EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO PRÉ- PANDEMIA E DURANTE A PANDEMIA" "resumo" => "A pandemia da COVID-19 evidenciou diversos problemas sociais no Brasil e no mundo nas mais diversas áreas. Para além das milhões de mortes e outros danos à humanidade, na educação foi possível constatar de forma também trágica as disparidades e injustiças sociais que em pleno século 21 perduram. Este trabalho buscou, através de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, mais especificamente por meio de ferramentas de Business Intelligence – BI, desenvolver um modelo de dados multidimensional, capaz de disponibilizar um ambiente que permitisse analisar dados abertos disponíveis no portal do INEP, relacionados à disponibilidade de recursos de TIC nas escolas da educação básica, Estado da Bahia, entre os anos de 2019 e 2021, período antes e durante a pandemia da COVID-19. A disponibilidade de recursos de TIC foi fundamental para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem neste período em que a grande maioria das atividades foram desenvolvidas de forma remota. Entretanto, estudos já revelavam a importância do acesso a tais recursos no processo de aprendizagem, mesmo antes do que a pandemia evidenciou. Este trabalho adotou o conjunto de soluções de BI de código aberto, chamado de Pentaho, que possibilita a extração, transformação e carga dos dados, além de dispor de um ambiente para análise tabular e gráfica dos dados. Como resultado, destacamos: 1. a solução tecnológica desenvolvida, 2. o modelo de dados multidimensional resultante, 3. as análises revelaram discrepâncias quanto aos investimentos em TIC entre a rede particular e pública, além do aumento destes investimentos durante o período, o que demonstra uma corrida para reparar discrepâncias. O modelo multidimensional resultante também se destaca como importante contribuição para futuros trabalhos de análise de dados abertos INEP voltadas para a educação básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13019_TB1632_07112023074935.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIRIAN DE MELO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LIRIAN" "autor_email" => "lirianoliveira80@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95891 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1632 "inscrito_id" => 13019 "titulo" => "ANÁLISE DE DADOS ABERTOS REFERENTES AOS RECURSOS DE TIC EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO PRÉ- PANDEMIA E DURANTE A PANDEMIA" "resumo" => "A pandemia da COVID-19 evidenciou diversos problemas sociais no Brasil e no mundo nas mais diversas áreas. Para além das milhões de mortes e outros danos à humanidade, na educação foi possível constatar de forma também trágica as disparidades e injustiças sociais que em pleno século 21 perduram. Este trabalho buscou, através de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, mais especificamente por meio de ferramentas de Business Intelligence – BI, desenvolver um modelo de dados multidimensional, capaz de disponibilizar um ambiente que permitisse analisar dados abertos disponíveis no portal do INEP, relacionados à disponibilidade de recursos de TIC nas escolas da educação básica, Estado da Bahia, entre os anos de 2019 e 2021, período antes e durante a pandemia da COVID-19. A disponibilidade de recursos de TIC foi fundamental para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem neste período em que a grande maioria das atividades foram desenvolvidas de forma remota. Entretanto, estudos já revelavam a importância do acesso a tais recursos no processo de aprendizagem, mesmo antes do que a pandemia evidenciou. Este trabalho adotou o conjunto de soluções de BI de código aberto, chamado de Pentaho, que possibilita a extração, transformação e carga dos dados, além de dispor de um ambiente para análise tabular e gráfica dos dados. Como resultado, destacamos: 1. a solução tecnológica desenvolvida, 2. o modelo de dados multidimensional resultante, 3. as análises revelaram discrepâncias quanto aos investimentos em TIC entre a rede particular e pública, além do aumento destes investimentos durante o período, o que demonstra uma corrida para reparar discrepâncias. O modelo multidimensional resultante também se destaca como importante contribuição para futuros trabalhos de análise de dados abertos INEP voltadas para a educação básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13019_TB1632_07112023074935.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIRIAN DE MELO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LIRIAN" "autor_email" => "lirianoliveira80@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }