A pandemia da COVID-19 evidenciou diversos problemas sociais no Brasil e no mundo nas mais diversas áreas. Para além das milhões de mortes e outros danos à humanidade, na educação foi possível constatar de forma também trágica as disparidades e injustiças sociais que em pleno século 21 perduram. Este trabalho buscou, através de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, mais especificamente por meio de ferramentas de Business Intelligence – BI, desenvolver um modelo de dados multidimensional, capaz de disponibilizar um ambiente que permitisse analisar dados abertos disponíveis no portal do INEP, relacionados à disponibilidade de recursos de TIC nas escolas da educação básica, Estado da Bahia, entre os anos de 2019 e 2021, período antes e durante a pandemia da COVID-19. A disponibilidade de recursos de TIC foi fundamental para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem neste período em que a grande maioria das atividades foram desenvolvidas de forma remota. Entretanto, estudos já revelavam a importância do acesso a tais recursos no processo de aprendizagem, mesmo antes do que a pandemia evidenciou. Este trabalho adotou o conjunto de soluções de BI de código aberto, chamado de Pentaho, que possibilita a extração, transformação e carga dos dados, além de dispor de um ambiente para análise tabular e gráfica dos dados. Como resultado, destacamos: 1. a solução tecnológica desenvolvida, 2. o modelo de dados multidimensional resultante, 3. as análises revelaram discrepâncias quanto aos investimentos em TIC entre a rede particular e pública, além do aumento destes investimentos durante o período, o que demonstra uma corrida para reparar discrepâncias. O modelo multidimensional resultante também se destaca como importante contribuição para futuros trabalhos de análise de dados abertos INEP voltadas para a educação básica.