Esta pesquisa, constituída em 2023, foi produzida sob a égide da temática de Gênero, Sexualidade e Educação. Diante disto, traz como objetivo geral compreender como são desenvolvidos os debates acerca de gênero e sexualidade dentro dos espaços educacionais e que reflexões são oportunizadas aos professores e suas práticas pedagógicas por meio de tais ações formativas. Sendo assim, o estudo é produzido como requerimento do Projeto de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de licenciatura em Pedagogia de um Universidade pública do Ceará, o qual tem como arcabouço teórico, em destaque, os estudos de Barroso (1980); Foucault (1984); Louro (1997); Vianna (2010). Foi realizada uma pesquisa qualitativa de base bibliográfica que contribuiu para a percepção de importância do debate sobre gênero e sexualidade no cenário educacional para formações reflexivas de professores e estudantes. Infere-se que na contemporaneidade tem se gerado um intenso debate acerca do que se constitui por gênero e sexualidade, assumindo outras concepções e gerando, com isso, conflitos quando pensado dentro da perspectiva educacional. Frente a isso, este estudo buscou discorrer como esses temas implicam nas práticas pedagógica dos professores e ainda em como reverberam dentro dos espaços educacionais, levando em consideração que esses assuntos polêmicos no âmbito social são muitas vezes impostos ao ambiente escolar, e sendo assim os professores são obrigados a discutirem e elaborarem formas de introduzirem esses assuntos da melhor forma possível no contexto escolar.