EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS NO CAMPO –CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98062 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4536 "inscrito_id" => 18835 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS NO CAMPO –CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo trata-se de uma pesquisa desenvolvida em três escolas no campo, com o propósito de entender acerca de como se dá o debate a respeito da educação ambiental no contexto das escolas do campo. Este trabalho é oriundo de vivências desenvolvidas em atividades no tempo comunidade no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal Rural do Semi\x02Árido (LEDOC/UFERSA). O tempo comunidade tem como objetivo promover a pesquisa entre os estudantes, incentivando-os a desenvolver um olhar de pesquisador na comunidade em que vivem. Essa abordagem busca explorar temas relevantes, proporcionando aos alunos uma base sólida para a produção de suas pesquisas. O tempo comunidade estimula a reflexão e o pensamento crítico, capacitando os discentes a investigar e compreender as questões que afetam suas comunidades, contribuindo assim para uma formação acadêmica mais completa e conectada com a realidade local. A pesquisa se fundiu na abordagem qualitativa, ancorada nas vivências de três professoras de escolas no campo. Como técnica de produção de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Concluímos que no contexto escolar nos espaços rurais, a educação ambiental vem sendo implementada, de acordo com a realidade de cada comunidade no sentido de demandas que as docentes entrevistadas visualizaram no entorno dos espaços rurais. No contexto das escolas, a educação ambiental é promovida, sobretudo, por meio das práticas pedagógicas das professoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18835_TB4536_20112023165100.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BOSCO SANTANA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "14boscosantana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98062 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4536 "inscrito_id" => 18835 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS NO CAMPO –CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo trata-se de uma pesquisa desenvolvida em três escolas no campo, com o propósito de entender acerca de como se dá o debate a respeito da educação ambiental no contexto das escolas do campo. Este trabalho é oriundo de vivências desenvolvidas em atividades no tempo comunidade no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal Rural do Semi\x02Árido (LEDOC/UFERSA). O tempo comunidade tem como objetivo promover a pesquisa entre os estudantes, incentivando-os a desenvolver um olhar de pesquisador na comunidade em que vivem. Essa abordagem busca explorar temas relevantes, proporcionando aos alunos uma base sólida para a produção de suas pesquisas. O tempo comunidade estimula a reflexão e o pensamento crítico, capacitando os discentes a investigar e compreender as questões que afetam suas comunidades, contribuindo assim para uma formação acadêmica mais completa e conectada com a realidade local. A pesquisa se fundiu na abordagem qualitativa, ancorada nas vivências de três professoras de escolas no campo. Como técnica de produção de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Concluímos que no contexto escolar nos espaços rurais, a educação ambiental vem sendo implementada, de acordo com a realidade de cada comunidade no sentido de demandas que as docentes entrevistadas visualizaram no entorno dos espaços rurais. No contexto das escolas, a educação ambiental é promovida, sobretudo, por meio das práticas pedagógicas das professoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18835_TB4536_20112023165100.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BOSCO SANTANA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "14boscosantana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }