Este artigo trata-se de uma pesquisa desenvolvida em três escolas no campo, com o propósito de entender acerca de como se dá o debate a respeito da educação ambiental no contexto das escolas do campo. Este trabalho é oriundo de vivências desenvolvidas em atividades no tempo comunidade no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal Rural do SemiÁrido (LEDOC/UFERSA). O tempo comunidade tem como objetivo promover a pesquisa entre os estudantes, incentivando-os a desenvolver um olhar de pesquisador na comunidade em que vivem. Essa abordagem busca explorar temas relevantes, proporcionando aos alunos uma base sólida para a produção de suas pesquisas. O tempo comunidade estimula a reflexão e o pensamento crítico, capacitando os discentes a investigar e compreender as questões que afetam suas comunidades, contribuindo assim para uma formação acadêmica mais completa e conectada com a realidade local. A pesquisa se fundiu na abordagem qualitativa, ancorada nas vivências de três professoras de escolas no campo. Como técnica de produção de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Concluímos que no contexto escolar nos espaços rurais, a educação ambiental vem sendo implementada, de acordo com a realidade de cada comunidade no sentido de demandas que as docentes entrevistadas visualizaram no entorno dos espaços rurais. No contexto das escolas, a educação ambiental é promovida, sobretudo, por meio das práticas pedagógicas das professoras.