O presente estudo versa sobre a epistemologia da prática educativa na escola que oferta Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Trata-se de uma pesquisa em andamento, iniciada em 2022 e com finalização em 2023.Tem como objetivo geral: delinear o estado da questão sobre a epistemologia da prática educativa na EPTNM, evidenciando os temas centrais em . Seu desenho metodológico segue os pressupostos da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como exploratória. Segue os aportes do estudo de Revisão Integrativa (RI), tendo como descritores: epistemologia; prática educativa; e Ensino Profissional Técnico de Nível Médio. A sistematização e interpretação dos dados ancoram-se na Análise de conteúdo e na Hermenêutica-Dialética. O levantamento ocorre na Plataforma na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nos repositórios das Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEduc) e Linguagens, Educação e Sociedade (LES), ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI), bem como nas plataformas Google Acadêmico e Scielo. Até o momento, foram analisados 400 resumos, dos quais identificou-se que 18 abordam sobre o foco desta investigação, o que equivale a 4,5% do total. Os principais resultados apontam, parcialmente, que os objetos de estudos dessas pesquisas versam sobre: a prática pedagógica na EPTNM mediada por Metodologias Ativas; evasão em cursos de formação técnica profissional; práticas pedagógicas inclusivas; representações sociais de docentes da EPTNM sobre seus processos formativos; escola e inserção profissional; a Reforma do Ensino Médio; dentre outros. O estudo completo será divulgado na versão final do trabalho a ser apresentado no IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU).