Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO (EPTNM): UM OLHAR PARA ESTADO DA QUESTÃO (2013-2023)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98827
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5518
    "inscrito_id" => 17848
    "titulo" => "A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO (EPTNM): UM OLHAR PARA ESTADO DA QUESTÃO (2013-2023)"
    "resumo" => "O presente estudo versa sobre a epistemologia da prática educativa na escola que oferta Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Trata-se de uma pesquisa em andamento, iniciada em 2022 e com finalização em 2023.Tem como objetivo geral: delinear o estado da questão sobre a epistemologia da prática educativa na EPTNM, evidenciando os temas centrais em . Seu desenho metodológico segue os pressupostos da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como exploratória. Segue os aportes do estudo de Revisão Integrativa (RI), tendo como descritores: epistemologia; prática educativa; e Ensino Profissional Técnico de Nível Médio. A sistematização e interpretação dos dados ancoram-se na Análise de conteúdo e na Hermenêutica-Dialética. O levantamento ocorre na Plataforma na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nos repositórios das Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEduc) e Linguagens, Educação e Sociedade (LES), ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI), bem como nas plataformas Google Acadêmico e Scielo. Até o momento, foram analisados 400 resumos, dos quais identificou-se que 18 abordam sobre o foco desta investigação, o que equivale a 4,5% do total. Os principais resultados apontam, parcialmente, que os objetos de estudos dessas pesquisas versam sobre: a prática pedagógica na EPTNM mediada por Metodologias Ativas; evasão em cursos de formação técnica profissional; práticas pedagógicas inclusivas; representações sociais de docentes da EPTNM sobre seus processos formativos; escola e inserção profissional; a Reforma do Ensino Médio; dentre outros. O estudo completo será divulgado na versão final do trabalho a ser apresentado no IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17848_TB5518_20062023110900.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA DALVA FRANÇA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "adalvac@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98827
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5518
    "inscrito_id" => 17848
    "titulo" => "A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO (EPTNM): UM OLHAR PARA ESTADO DA QUESTÃO (2013-2023)"
    "resumo" => "O presente estudo versa sobre a epistemologia da prática educativa na escola que oferta Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Trata-se de uma pesquisa em andamento, iniciada em 2022 e com finalização em 2023.Tem como objetivo geral: delinear o estado da questão sobre a epistemologia da prática educativa na EPTNM, evidenciando os temas centrais em . Seu desenho metodológico segue os pressupostos da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como exploratória. Segue os aportes do estudo de Revisão Integrativa (RI), tendo como descritores: epistemologia; prática educativa; e Ensino Profissional Técnico de Nível Médio. A sistematização e interpretação dos dados ancoram-se na Análise de conteúdo e na Hermenêutica-Dialética. O levantamento ocorre na Plataforma na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nos repositórios das Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEduc) e Linguagens, Educação e Sociedade (LES), ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI), bem como nas plataformas Google Acadêmico e Scielo. Até o momento, foram analisados 400 resumos, dos quais identificou-se que 18 abordam sobre o foco desta investigação, o que equivale a 4,5% do total. Os principais resultados apontam, parcialmente, que os objetos de estudos dessas pesquisas versam sobre: a prática pedagógica na EPTNM mediada por Metodologias Ativas; evasão em cursos de formação técnica profissional; práticas pedagógicas inclusivas; representações sociais de docentes da EPTNM sobre seus processos formativos; escola e inserção profissional; a Reforma do Ensino Médio; dentre outros. O estudo completo será divulgado na versão final do trabalho a ser apresentado no IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17848_TB5518_20062023110900.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA DALVA FRANÇA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "adalvac@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo versa sobre a epistemologia da prática educativa na escola que oferta Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Trata-se de uma pesquisa em andamento, iniciada em 2022 e com finalização em 2023.Tem como objetivo geral: delinear o estado da questão sobre a epistemologia da prática educativa na EPTNM, evidenciando os temas centrais em . Seu desenho metodológico segue os pressupostos da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como exploratória. Segue os aportes do estudo de Revisão Integrativa (RI), tendo como descritores: epistemologia; prática educativa; e Ensino Profissional Técnico de Nível Médio. A sistematização e interpretação dos dados ancoram-se na Análise de conteúdo e na Hermenêutica-Dialética. O levantamento ocorre na Plataforma na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nos repositórios das Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEduc) e Linguagens, Educação e Sociedade (LES), ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI), bem como nas plataformas Google Acadêmico e Scielo. Até o momento, foram analisados 400 resumos, dos quais identificou-se que 18 abordam sobre o foco desta investigação, o que equivale a 4,5% do total. Os principais resultados apontam, parcialmente, que os objetos de estudos dessas pesquisas versam sobre: a prática pedagógica na EPTNM mediada por Metodologias Ativas; evasão em cursos de formação técnica profissional; práticas pedagógicas inclusivas; representações sociais de docentes da EPTNM sobre seus processos formativos; escola e inserção profissional; a Reforma do Ensino Médio; dentre outros. O estudo completo será divulgado na versão final do trabalho a ser apresentado no IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.