O presente trabalho tem como objetivo mostrar a confecção de um jogo didático como ferramenta pedagógica, visando trabalhar a fisiologia do filo Arthropoda de forma lúdica. O ensino sobre a fisiologia de Arthropoda, apresenta-se como um conteúdo intenso e complexo, abrangendo diferentes sistemas fisiológicos, o que requer conhecimentos dos distintos grupos presentes no filo. Nesse sentido, o jogo didático demonstra ser uma ferramenta de aprendizagem significativa, permitindo ao docente contextualizar e desenvolver os conceitos fisiológicos de forma lúdica e facilitada, ampliando, assim, o interesse dos estudantes. O jogo intitulado como “Tabuleiro dos Artrópodes” busca trabalhar os conteúdos de forma simplificada e direta, priorizando a construção cognitiva do aluno e a valorização dos conhecimentos prévios. Para a sua produção, foi utilizada a plataforma Canva, onde foram elaborados 44 cards contendo informações simplificadas corretas e incorretas sobre os sistemas fisiológicos dos artrópodes com suas respectivas respostas. Montou-se um tabuleiro contendo 44 casas, impresso em material de baixo custo e duas peças representando os jogadores. Na aplicação, a turma deve ser dividida em dois grupos, posteriormente, seus representantes são escolhidos ficando responsáveis pela seleção do card e movimentação da peça no tabuleiro mediante enunciado da carta. Caso o card selecionado contenha informações corretas sobre o assunto, a peça deverá prosseguir uma casa, contudo, caso a informação esteja incorreta, a peça irá retroceder uma casa e o docente deve ressaltar as afirmações, corrigindo-as se necessário. Ganhará o jogo o grupo que percorrer todo o tabuleiro. Ao utilizar o jogo como ferramenta em sala de aula, o processo educativo torna-se mais dinâmico e significativo, proporcionando o entendimento facilitado do conteúdo por parte dos estudantes. Além disso, a dinamicidade do jogo, fortalece o engajamento estudantil para com a aula, visto que torna-os agentes atuantes do seu aprender.