O uso de metodologias ativas no ensino de fisiologia humana tem ganhado destaque como uma abordagem eficaz para promover a aprendizagem significativa e engajada dos alunos. Ao contrário das abordagens tradicionais de ensino, que são predominantemente baseadas em aulas expositivas, as metodologias ativas envolvem os alunos ativamente no processo de aprendizagem, assim a aprendizagem baseada em problemas pode ser uma metodologia que auxilia no ensino de fisiologia. O presente trabalho tem por objetivo avaliar o uso de metodologias ativas no ensino de fisiologia humana, a partir do acompanhamento de alunos voluntários, em que o grupo avalia a saúde desse aluno-voluntário através de práticas associadas ao conteúdo de sistemas, registrando diariamente suas refeições, coloração da urina e práticas de atividade física. Essa metodologia visa levar o aluno a uma reflexão de como seus hábitos afetam a sua saúde e como eles passaram a enxergar como esses hábitos afetam sua qualidade de vida, associando assim as práticas com os conteúdos de fisiologia que eram repassados em sala de aula. Para embasamento do estudo, foram utilizados autores como Borochovicius (2014), Segura (2015), Michael (2006), Lopes e Moreira (2021), dentre outros. O estudo foi realizado com 4 alunos-voluntário e grupos com 6 alunos, totalizando 28 alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Macau, com auxílio de um questionário pós metodologia. Os resultados obtidos mostram que o uso de metodologias ativas é uma abordagem eficiente, que levaram os alunos a refletirem sobre seus hábitos e repensar como melhorar sua qualidade de vida.