A metodologia da aprendizagem em grupos cooperativos consiste em um trabalho realizado de forma planejada e estruturada, cujo objetivo é a sua utilização para o uso didático e instrucional na sala de aula com o intuito da melhoria da aprendizagem dos(a) estudantes. O método cooperativo é uma metodologia ativa e pode ser aplicada utilizando diversos métodos para a realização das atividades avaliativas propostas pelo professor em sala de aula. Este estudo se justifica pois busca mostrar que a avaliação da aprendizagem em sala de aula pode ocorrer de forma dinâmica e participativa através de um método competitivo e cooperativo ao mesmo tempo, dentro da metodologia da aprendizagem em grupos cooperativos: o método torneios de equipe em aprendizagem (TGT), demonstrando que os(a) estudantes que menos dominam determinado conteúdos podem aprendê-lo de forma consistente com a ajuda daqueles que mais tem o domínio dos assuntos abordados. Este estudo foi realizado utilizando a abordagem qualitativa e aplicada, baseados nos estudos Johnson, Johnson e Holubec (1999), DeVries e Edwards (1970) e Carvalho (2023), cujos resultados da aplicação demonstram uma melhoria no aprendizado de todos os estudantes que participaram da atividade utilizando o TGT na disciplina de Matemática, podendo, inclusive, ser utilizado em outras disciplinas.