O presente trabalho trata-se de uma análise em torno da produção de um material didático para o contexto do Ensino de Sociologia no Ensino Médio, de modo que serão discutidos os principais desafios para a produção desse material, os elementos básicos para a sua elaboração, as dificuldades encontradas na construção do conteúdo e do objeto, bem como, a aplicação do material didático produzido para uma gincana de jogos, em uma escola pública da rede Estadual de Ensino de Alagoas. A reflexão aqui realizada busca relacionar a experiência da elaboração e execução do jogo de cartas denominado “Sociologia na mesa”, fazendo um paralelo com os estudos em torno da temática, a partir de autores como: Bandeira (2009), Ferraz (2015), Kishimoto (1996), Nogueira (2012), entre outros. Apresentamos reflexões teóricas em torno da produção de materiais didáticos e traçamos o percurso da construção, tratando acerca da escolha do conteúdo, da definição do objeto, público alvo a ser alcançado e mídia utilizada para desenvolver a arte. Posteriormente, examinamos a aplicação e as fragilidades percebidas ao longo do processo. Assim, tal proposta, visa demonstrar a viabilidade da produção de materiais didáticos e a sua utilização no Ensino Médio como aparato para consolidar o processo de ensino.