Diversificar as estratégias metodológicas usadas no ensino da disciplina de Biologia e as utilizar de forma inovadora para que os alunos sejam surpreendidos é muito importante para o ensino e aprendizado, visto que há uma enorme carência quanto os recursos didáticos que são utilizados pelo professor no cotidiano escolar. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo utilizar modelos didáticos de invertebrados e vertebrados para auxiliar nas aulas de Biologia ministradas aos alunos do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Campus Barreirinhas. Foi realizado o planejamento da proposta metodológica, ministrado microaulas sobre a temática invertebrados e vertebrados, elaborados os modelos didáticos com 40 alunos do 2º ano do Ensino Médio Técnico de Agroindústria. Após as microaulas, eles elaboraram modelos didáticos de biscuit, um representante por grupo, de invertebrados (poríferos, cnidários, moluscos, nematódeos, platelmintos, artrópode, anelídeos e equinodermos) e vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) de escolha dos alunos observando a figura do livro didático. Responderam questionários para avaliar o aprendizado depois da microaula e após a utilização dos modelos. Foi verificado que a utilização de aula teórica seguida da utilização de modelo de biscuit foi favorável ao aprendizado. Sendo que 98% aprenderam sobre os representantes dos poríferos, 92% sobre os cnidários, 98% sobre os platelmintos, 79% sobre os nematelmintos, 99% sobre os moluscos, 93% sobre os artrópodes, 87% sobre os anelídeos, 96% sobre os equinodermos e 100% sobre os vertebrados. Assim, este trabalho proporcionou a inserção de modelos didáticos potencializando a aprendizagem de alunos sobre os invertebrados e vertebrados em escola pública de Ensino Médio e que a construção de modelos didáticos pelos estudantes proporcionou uma experiência nova em sala de aula que auxiliou na compreensão dos conteúdos da Biologia.