A experiência apresentada decorre das atividades de trabalhos de campo desenvolvidas no âmbito da disciplina ministrada no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no ano de 2023, intitulada Tópicos Especiais em Educação em Direitos Humanos III, com ênfase nas subtemáticas educação, escola, currículo e formação de professores seguindo a política de educação em e para os Direitos Humanos (EDH). Discutimos um modo particular de organização da disciplina, tendo em vista a gestão democrática e compartilhada na construção do plano da disciplina, nas aulas e nos textos a serem discutidos, nos espaços educativos visitados com a finalidade de desenvolvimento de trabalhos de campo e, na avaliação desses campos e da disciplina. A metodologia contempla aulas expositivas dialogadas, rodas de diálogos, trabalhos de campo em escolas de espaços prisionais e em Unidades de Medidas Socioeducativas, aula em uma galeria de artes que trabalha com arte negra e religiosa, aula em terreiro de candomblé, assim como a participação em uma roda de capoeira. Tais trabalhos de campo se deram na perspectiva de compreender as discussões acerca de educação e do espaço geográfico, racismo estrutural e religioso, preconceito e estereótipo. Para tanto, nos apoiamos em autores como Santos ( ), Souza (2003), Santos (2014), Silveira (2019), Queiroz (2008); Marcos (2006); Nascimento (2021), Maracajá (2013); Freire (1995); Denis (2021). O texto apresenta 3 subtópicos que discorrem sobre trabalho de campo, educação transformadora em e para os direitos humanos, e espaços de salas de aulas. Os resultados demonstram a importância da organização de aulas desenvolvidas e construídas coletivamente ocorrendo em distintos espaços, os quais perfazem as realidades dos educandos, pois desse modo se percebe maior interatividade e trocas de conhecimentos entre sujeitos que ocupam distintos papeis na sociedade.