O presente artigo tem como finalidade colaborar com a discussão e reflexão sobre a relevância da relação professor-aluno na educação do campo. Objetivando analisar as contribuições desta relação para a valorização do aluno campesino em todos os seus aspectos. Assim centra-se em entender como a relação professor-aluno influencia no desempenho e formação dos alunos campesinos enquanto sujeitos de direitos. A proposta metodológica caracterizou-se como bibliográfica já que demanda uma análise minuciosa das mais recentes obras cientificas disponíveis, possibilitando assim identificar, mapear, discutir e aprofundar o objeto em estudo. Desse modo, fundamentou-se em autores como: Arroyo (2004), Caldart (2004), Freire (1996), Libâneo (2010), Silva (2018), entre outros. Os resultados apontam sobre a importância da relação professor-aluno, considerando a participação do professor no processo de garantia da valorização dos aspectos identitários do aluno do campo, frente à uma realidade marcada por desigualdade e injustiça, tornando-se necessário o comprometimento, envolvimento e responsabilidade de todos os membros incluídos na realização do ensino, para garantir uma aprendizagem significativa.