Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA: DA PRÁXIS  E CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO À PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95752
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1454
    "inscrito_id" => 6924
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: DA PRÁXIS \u{A0}E CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO À PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O objeto de pesquisa deste artigo é a práxis do coordenador pedagógico e suas contribuições no contexto escolar. O presente artigo tem como finalidade apresentar a experiência da formação continuada para os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza - Ceará. Neste trabalho, relatamos a proposta de formação continuada para o coordenador pedagógico, que tem como objetivo promover e fomentar práticas pedagógicas mediadas a partir das formações continuadas, que foram realizadas presencialmente e complementadas no Espaço de Aprendizagem Virtual. A metodologia aplicada para o levantamento de dados desta pesquisa foi o formulário Google. A formação ocorreu no ano letivo de 2022. As temáticas das formações foram pensadas destacando o papel do coordenador pedagógico como formador e articulador no processo de ensino e de aprendizagem. Durante o período letivo de 2022, foram realizadas dez formações, das quais quatro foram produzidas para serem realizadas pelo coordenador pedagógico no contexto da escola. E nesse cenário foi possível perceber a ação e reflexão sobre a eficácia dos coordenadores pedagógicos na sua prática no cotidiano da escola. A base teórica deste projeto foram autores que dialogam temas sobre a formação continuada dos coordenadores, tais como Domingues (2014), Pinto (2011) e Gaio (2022). Por meio das análises das respostas no formulário Google, foi possível perceber que as temáticas desenvolvidas nas formações foram bastante significativas em dois aspectos: o primeiro aborda a prática pedagógica do coordenador pedagógico, que possibilitou contribuir com a reflexão e (re)conhecimento das atribuições do coordenador no contexto escolar, e o segundo, refere-se à formação em contexto que possibilitou o aprimoramento da prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582ecafe4445_20122023103127.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:31:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STENILDE AQUINO MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "STENILDE"
    "autor_email" => "stenilde@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95752
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1454
    "inscrito_id" => 6924
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: DA PRÁXIS \u{A0}E CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO À PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O objeto de pesquisa deste artigo é a práxis do coordenador pedagógico e suas contribuições no contexto escolar. O presente artigo tem como finalidade apresentar a experiência da formação continuada para os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza - Ceará. Neste trabalho, relatamos a proposta de formação continuada para o coordenador pedagógico, que tem como objetivo promover e fomentar práticas pedagógicas mediadas a partir das formações continuadas, que foram realizadas presencialmente e complementadas no Espaço de Aprendizagem Virtual. A metodologia aplicada para o levantamento de dados desta pesquisa foi o formulário Google. A formação ocorreu no ano letivo de 2022. As temáticas das formações foram pensadas destacando o papel do coordenador pedagógico como formador e articulador no processo de ensino e de aprendizagem. Durante o período letivo de 2022, foram realizadas dez formações, das quais quatro foram produzidas para serem realizadas pelo coordenador pedagógico no contexto da escola. E nesse cenário foi possível perceber a ação e reflexão sobre a eficácia dos coordenadores pedagógicos na sua prática no cotidiano da escola. A base teórica deste projeto foram autores que dialogam temas sobre a formação continuada dos coordenadores, tais como Domingues (2014), Pinto (2011) e Gaio (2022). Por meio das análises das respostas no formulário Google, foi possível perceber que as temáticas desenvolvidas nas formações foram bastante significativas em dois aspectos: o primeiro aborda a prática pedagógica do coordenador pedagógico, que possibilitou contribuir com a reflexão e (re)conhecimento das atribuições do coordenador no contexto escolar, e o segundo, refere-se à formação em contexto que possibilitou o aprimoramento da prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582ecafe4445_20122023103127.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:31:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STENILDE AQUINO MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "STENILDE"
    "autor_email" => "stenilde@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objeto de pesquisa deste artigo é a práxis do coordenador pedagógico e suas contribuições no contexto escolar. O presente artigo tem como finalidade apresentar a experiência da formação continuada para os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza - Ceará. Neste trabalho, relatamos a proposta de formação continuada para o coordenador pedagógico, que tem como objetivo promover e fomentar práticas pedagógicas mediadas a partir das formações continuadas, que foram realizadas presencialmente e complementadas no Espaço de Aprendizagem Virtual. A metodologia aplicada para o levantamento de dados desta pesquisa foi o formulário Google. A formação ocorreu no ano letivo de 2022. As temáticas das formações foram pensadas destacando o papel do coordenador pedagógico como formador e articulador no processo de ensino e de aprendizagem. Durante o período letivo de 2022, foram realizadas dez formações, das quais quatro foram produzidas para serem realizadas pelo coordenador pedagógico no contexto da escola. E nesse cenário foi possível perceber a ação e reflexão sobre a eficácia dos coordenadores pedagógicos na sua prática no cotidiano da escola. A base teórica deste projeto foram autores que dialogam temas sobre a formação continuada dos coordenadores, tais como Domingues (2014), Pinto (2011) e Gaio (2022). Por meio das análises das respostas no formulário Google, foi possível perceber que as temáticas desenvolvidas nas formações foram bastante significativas em dois aspectos: o primeiro aborda a prática pedagógica do coordenador pedagógico, que possibilitou contribuir com a reflexão e (re)conhecimento das atribuições do coordenador no contexto escolar, e o segundo, refere-se à formação em contexto que possibilitou o aprimoramento da prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.