Este artigo analisa o papel da família e da escola na promoção da educação inclusiva e bem-estar de alunos com deficiências. O objetivo central do estudo é investigar como a colaboração entre família e escola pode contribuir para o aprendizado e inclusão desses alunos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica fundamentada nas leis e Diretrizes da Base Nacional da Educação, nos autores como: Mazzota (2005), Mantoan (2009) Correia (2013), Carneiro (2017) entre outros que discutem a importância das relações entre família e escola para a construção do conhecimento de crianças com deficiências. Os resultados da pesquisa ressaltam a importância da participação ativa da família no processo educacional dos alunos com necessidades especiais. Independentemente da estrutura, a família desempenha um papel essencial ao prover apoio emocional e suprir necessidades materiais. Além disso, destaca-se o papel crucial dos educadores em atuarem na zona de desenvolvimento próximo desses alunos, incentivando sua autonomia e potencial de desenvolvimento. A análise dos estudos também enfatiza a necessidade de professores capacitados e motivados para promover a inclusão plena dos alunos com necessidades especiais. A colaboração efetiva entre família e escola emerge como um fator-chave para o sucesso educacional e bem-estar desses estudantes. Em suma, este estudo, fundamentado em pesquisa bibliográfica, reforça a relevância da colaboração entre família e escola na promoção da educação inclusiva. Os resultados destacam a importância de professores qualificados e do envolvimento ativo da família para o desenvolvimento cognitivo e pessoal dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem no ensino regular.