Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DEFICIÊNCIA VISUAL E AS DIFICULDADES DE ALUNOS PCDS NO USO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS: UMA PROPOSTA INCLUSÃO A PARTIR DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ASSISTIDOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Baseando-se no direito legal à acessibilidade e a educação de qualidade, aos deficientes visuais, este trabalho apresenta uma discussão sobre a Educação Inclusiva e uma proposta voltada ao desenvolvimento de métodos e materiais didáticos assistivos, para alunos com dificuldades na prática e no uso de equipamentos eletrônicos. A proposta é um recorte de uma pesquisa acadêmica desenvolvida a partir de um trabalho de conclusão de curso, notadamente no Curso de Manutenção e Suporte em Informática do IFRN, campus Santa Cruz/RN. Os procedimentos metodológicos pautam-se em pesquisa bibliográfica, estudo de caso, produção de materiais didáticos assistidos e uso de formulários (forms) para coleta de informações, que forneceram dados qualitativos sobre essa realidade em algumas escolas públicas do próprio município. Os achados da pesquisa apontam um déficit em tecnologia assistiva e materiais adaptados, percebendo-se que há uma preocupação com a infraestrutura predial, todavia não apresenta o mesmo esforço no âmbito das capacitações, direcionadas a Educação Inclusiva, para os profissionais da educação e na aquisição de materiais didático pedagógicos voltados para este fim. No estudo de caso, percebeu-se as dificuldades e os desafios de uma aluna com deficiência visual, para desenvolver as atividades práticas do laboratório de eletrônica. Para isso, elaborou-se materiais didáticos e adaptados, possibilitando a discente acesso aos conhecimentos e ao uso dos equipamentos eletrônicos, bem como outros materiais alternativos para alunos com deficiência visual, que necessitem de tais recursos para o processo de aprendizagem. Em suma, cientes que a assistência adequada a esses alunos precisa ser feita de forma satisfatória e sistemática, pois um aprendizado de qualidade dentro dessa realidade, terá mais eficácia quando os professores e os demais profissionais da instituição de ensino estiverem devidamente preparados e conscientes de suas funções, enfatizando a importância das práticas inclusivas, fundamentadas na equidade e na afetividade no processo de ensino e aprendizagem.

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