Este resumo trata de parte de uma pesquisa em políticas públicas de formação continuada para gestores. Para a compreensão e análise da política em questão, adota-se uma perspectiva crítica da trajetória na qual ela se move. Explicitamos os eixos de políticas públicas de formação continuada para gestores, em termos de formação, intenções e significados. Serão apresentados conceitos, ofertas e importância dessa formação para a busca da melhoria da qualificação profissional, pessoal e coletiva. Entender políticas públicas de formação continuada para gestores como importante busca pela inovação, aprendizagem, valorização, humanização e futuras ações em sua renovação contínua para o desempenho de funções educacionais. No desenvolvimento da argumentação, as contribuições de Imbernón (2011), Nóvoa (1995); Gatti (2010) e Líbâneo (2005), Freire (2000), foram privilegiadas. O estudo tem natureza qualitativa e bibliográfica, consultando autores do campo abordado. Espera-se diante de um contexto marcado por contradições no tocante aos objetivos e às finalidades da formação, análises empreendidas que apontem para a relevância desta formação, considerando seus objetivos como política pública, sua formação, em uma proposta dialógica que evidencia o seu papel desde a organização do trabalho em relação entre a teoria e a prática, que considere as dimensões políticas do ato educativo e as dimensões da prática pedagógica.