Este artigo trata da literatura de cordel na sala de aula, por ser um gênero carregado de cultura popular e que, por conseguinte, se constitui em excelente estratégia de ensino do letramento literário. Dessa forma, a pesquisa se justifica por tratar de uma temática atemporal, que precisa se fazer presente continuamente nas aulas, sejam de Língua Portuguesa, de Literatura ou de outro componente curricular, visto que a literatura de cordel pode ser tratada, também, num viés interdisciplinar e multicultural. Nessa perspectiva, objetiva-se: investigar as contribuições da literatura de cordel para a disseminação da cultura popular e do letramento literário em sala de aula. Especificamente, busca-se: contextualizar a literatura de cordel no espaço escolar; caracterizar a literatura de cordel enquanto gênero discursivo essencial para o ensino e a aprendizagem da leitura literária; relatar uma experiência de trabalho com o livro Por meio de versos, de Antonio Francisco. Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória, tendo como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica, fundamentada em Nascimento (2020), Neves (2018), Souza e Passos (2018), entre outros; e pesquisa participante, a partir da qual obteve-se propriedade para a construção do relato. Em conclusão, aponta-se que a literatura de cordel é um gênero estruturado por meio de versos que apresentam uma riqueza de conteúdo, capaz de promover uma conexão entre o texto e a realidade sociocultural vivenciada pelos alunos/leitores. Dessa forma, além do encantamento, a leitura de cordel se constitui em importante recurso pedagógico para o letramento literário e para a disseminação da cultura popular no contexto escolar.