A pesquisa apresenta um levantamento relacionado ao desempenho da aprendizagem dos alunos e o percentual de professores com qualificação/formação adequada para lecionar a disciplina de Física nas escolas públicas das cidades de Paulo Afonso, Glória, Pedro Alexandre e Santa Brígida que se localizam no sertão do estado da Bahia. No decorrer do trabalho são apresentados dados sobre o desempenho do IDEB nas escolas desses municípios. A necessidade deste estudo acontece pelas críticas levantadas pelos estudiosos sobre os problemas relacionados às metodologias aplicadas no ensino de Física nas escolas. A partir dessas informações abre-se o questionamento se esse método de ensino utilizado realmente está levando aos alunos uma aprendizagem adequada, capaz de despertar o interesse e a curiosidade pela Física. Na busca da compreensão dos resultados obtidos pelos órgãos indicadores de desenvolvimento educacional, foram discutidos alguns fatores que impactam no processo de ensino e aprendizagem, no intuito de identificar e propor ações para potencializar as metodologias de ensino durante as aulas. Durante a pesquisa foram considerados fatores como a quantidade de professores sem formação nas áreas de educação, a necessidades de novas políticas públicas, a defasagem no ensino, a necessidade de materiais didáticos atualizados para que o ensino de Física tenha uma nova perspectiva e que contribua para o ensino na região.