O estágio supervisionado é um dos processos essenciais na formação acadêmica dos graduandos em licenciatura, sendo imprescindível para o docente em processo de formação inicial, independente da área específica de atuação do professor. Esse contato com a prática docente tem como direcionamento o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o exercício da profissão de professor, por meio da integração entre teoria e prática e da participação do licenciando nos processos e práticas ligadas ao ambiente escolar. O estágio supervisionado tem sido objeto de diversas reflexões teóricas, especialmente quando se trata das questões éticas envolvidas no processo educacional. Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica das concepções de estágio curricular, buscando analisar as diferentes abordagens teóricas e práticas encontradas nas literaturas especializadas. O trabalho é de natureza qualitativa e fundamenta-se na revisão bibliográfica e literária das concepções de Pimenta e Lima (2006), Libâneo (2013), Perrenoud (2000) e Cunha (2003) e outros autores que trabalham a temática central da pesquisa. Espera-se, com essa revisão bibliográfica, contribuir para a compreensão mais abrangente e aprimoramento do estágio curricular, visando sua efetividade enquanto estratégia de ensino-aprendizagem e transição para o mundo profissional. Além de contribuir para a construção de uma prática docente alicerçar em fundamentos que somem positivamente ao fazer docente.